skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Saiba o que vai acontecer em Guimarães em 2024

Vítor Oliveira
Opinião \ sábado, janeiro 20, 2024
© Direitos reservados
As datas simbólicas para este ano. Por cá... e não só!

2024 é o ano em que se assinala meio século de Liberdade em Portugal. A data, de especial relevância no contexto português, será celebrada no concelho de Guimarães, mas a comemoração dos 50 anos do 25 de abril de 1974 terá eco, garantidamente, em todas as latitudes nacionais.

Em Guimarães, meio século vai celebrar, também, a classificação do conjunto da Rua D. João I como Monumento Nacional, por Decreto nº 735/74. O mesmo diploma categorizou, há 50 anos, o edifício da Misericórdia de Guimarães, com a classificação do conjunto da parte setecentista, incluindo a igreja, a sacristia e os restos da construção inicial.

Ainda há meio século, foi fundada a Universidade do Minho, uma data que será assinalada em Guimarães no próximo dia 17 de fevereiro, mas também no Campus de Gualtar, em Braga. Da Diocese, é proveniente o Relógio da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, que completa 280 anos em 2024.

Neste mês de janeiro, no dia 11, a Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL), com sede em São Torcato, festejou 30 anos de existência – igual data comemorativa vai assinalar, no dia 25 de janeiro, a instituição vimaranense que promove o envelhecimento ativo através da sua universidade autodidata, a UNAGUI, agora liderada por Jorge Extremina, depois de 28 anos sob a tutela do Capitão José Inácio Menezes.

Também 30 anos vai completar a Afonsina – Tuna de Engenharia da Universidade do Minho. O aniversário é no mês de março, mas as comemorações vão prolongar-se ao longo de 2024, com exposições, a produção de um videoclipe, um documentário, o lançamento do segundo CD da Tuna ou a realização do tradicional Festival Cidade-Berço.

100 ANOS DE ESCUTISMO EM GUIMARÃES

Em maio, no dia 9, a Igreja de Azurém, conhecida por Igreja Nova, vai assinalar os seus 25 anos, mas o mês é de centenário para o escutismo vimaranense. A Junta de Núcleo do CNE, agora liderada por Alexandre Novais, celebra 100 anos no dia 18 de maio. 2024, porém, será profícuo em datas redondas e comemorações simbólicas para os escuteiros do Corpo Nacional de Escutas, em Guimarães.

O agrupamento de Nespereira vai assinalar o seu 80° aniversário, enquanto o de Airão Santa Maria comemorará 75 anos. Sande São Martinho, Santa Eufémia de Prazins, São Dâmaso e Urgezes apagam 55 velas; Gondar, Longos e Santa Leocádia de Briteiros atingem o primeiro meio século; Airão S. João, Lordelo e Taipas fazem 45 anos; Calvos vai celebrar o seu 35º aniversário e o agrupamento de Sande São Clemente completará duas décadas.

Em junho, a Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães (APCG) soma três décadas de trabalho dedicado a cuidar de pessoas que necessitam de apoio especial. Já no dia 25, o Paço dos Duques evoca os 65 anos da sua inauguração e da sua elevação a Residência Oficial do Presidente da República no
Norte do País.

Antes disso, no dia 23, completam-se 20 anos da morte de Joaquim Santos Simões, que veio para Guimarães para ocupar um lugar de professor de matemática na antiga Escola Industrial e Comercial de Guimarães, atual Escola Francisco de Holanda. Recentemente, foi Presidente da Sociedade Martins Sarmento, uma das mais prestigiadas instituições culturais de Guimarães.

DATAS COM CALOR (HUMANO)

Julho costuma ser quente e, este ano, promete manter-se a tradição, com o Padre Guilherme a completar uma trilogia simbólica. O vimaranense, mundialmente conhecido agora pela sua faceta de DJ, faz 25 anos de sacerdote a 11 de julho, 50 anos de idade no último dia desse mês e 25 anos de sócio do Vitória em setembro.

Agosto, por cá, é sinónimo de Festas da Cidade e da sua respetiva Marcha Gualteriana. Em 2024, o obreiro Piairo Pantaleão completa 60 anos ao serviço da Casa da Marcha – uma marca assinalável de voluntariado genuíno em prol de uma tradição centenária vimaranense. Depois das férias de verão, a Banda de Pevidém celebra o seu 130º aniversário e a Banda das Taipas faz 190 anos, ambas no próximo mês de outubro.

Se 2022 foi o ano do centenário do Vitória, 2024 é um ano simbólico para duas claques do principal clube desportivo de Guimarães: os White Angels comemoram um quarto de século (25 anos) a 15 de abril, enquanto no final do ano, a 16 de dezembro, é a vez da JUVI apagar 40 velas. O ano de 2024 não termina sem acelerarmos para o 20º aniversário do Vespa Clube de Guimarães, no dia 7 de dezembro…

Bom ano para todos.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: