Ruas da urbanização Cães de Pedra já têm nome. São inauguradas no sábado
Abertas desde março, as três ruas do futuro quarteirão Fábrica do Minhoto, no qual se prevê a edificação de 17 lotes de habitação, vão ser inauguradas no sábado, com o nome já definido. A artéria que corta aquele terreno de norte para sul, desde o novo supermercado Mercadona até à Caldeiroa, será a Avenida Herculano José Fernandes, em homenagem ao antigo proprietário da demolida fábrica Herculano & Pimenta e do terreno para o qual está programada a urbanização; o traçado entre a nova avenida e a Avenida D. Afonso Henriques será a rua da Indústria enquanto a rua paralela mais a norte, ligando o Centro Cultural Vila Flor e a rua Colégio Militar será a rua do Bairro C.
O descerramento das placas toponímicas está agendado para sábado, às 10h00, no âmbito das comemorações do designado Dia Um de Portugal, referente à Batalha de São Mamede, decorrida a 24 de junho de 1128. A ronda de inaugurações arranca às 18h00 de quinta-feira, com a inauguração de Origem, um mural de Ana Monteiro alusivo à batalha, no Campo da Ataca, em São Torcato e prossegue na sexta, 24 de junho, com a inauguração do BatocaPark, uma nova área de lazer sob um viaduto da A7, em São Martinho de Candoso. No sábado, a nova acessibilidade de Pinheiro é inaugurada às 11h30.
Passeio, missas, concertos, filme imersivo: o que há para lá da Sessão Solene
A Sessão Solene do 24 de Junho, aberta à comunidade, realiza-se às 18h30, sob a presidência do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro; na ocasião, será entregue a Medalha de Mérito Municipal a Teresa Gama Brandão (Mérito Social), Jorge Nascimento (Mérito Cultural), Ernesto Soares (Mérito Humanitário) e Vasco Silva de Faria (Mérito Artístico). Momentos antes, será depositada uma coroa de flores na estátua de D. Afonso Henriques, às 17h50, e apresentado o módulo 3D da Batalha de São Mamede, num filme a 360 graus no Campo de São Mamede.
Antes, às 10h00, sai para a estrada o passeio de bicicleta Dia Um de Portugal, sob organização da Associação de Ciclismo do Minho, ao mesmo tempo que se realiza a missa solene na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira. Esse mesmo templo católico vai receber concertos de órgãos e sinos sob direção artística de Nuno Mimoso, às 21h30 de sábado e às 16h30 de domingo.
Paralelamente, a Feira Afonsina realiza-se de 23 a 26 de junho, com as jornadas históricas a realizarem-se no sábado.