skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

O Legado de Neno

Vítor Oliveira
Opinião \ sábado, junho 10, 2023
© Direitos reservados
Dois anos. Passam 2 anos que o nº 1 (nos) deixou a baliza deserta. E parece que a quinta-feira foi ontem.

Era uma quinta-feira. À noite. E mais noite ficou quando a informação que circulava era oficialmente confirmada. Impossível. Inacreditável. Foi engano, certamente. Deveria de ser outro Neno. Talvez uma pessoa que tivesse o mesmo apelido do antigo guarda-redes. E estariam todos a confundir.

As televisões começaram a passar a informação em rodapé. E, com os olhos embaciados, começávamos a ver o filme da vida de Neno nas nossas cabeças. Uma longa metragem (diria) para quem só conseguiu adormecer, já a madrugada ia muito alta. Ou para quem não dormiu nessa noite.

Tenho a certeza que ninguém gosta de dizer que Neno morreu. Nem de escrever isso. É demasiado forte. Os heróis não morrem. Viram (mesmo) lendas. É por essa razão que este sábado será lembrado o legado de Neno. Basta escrever isso e todos sabemos do se fala: Amizade, Solidariedade, Generosidade. Sorrisos, muitos Sorrisos. Tudo com letra maiúscula, até parecer uma… Gargalhada!

Agora que demos um (sorriso) e que nos apercebemos que o nº 1 da simpatia, da cordialidade, da elegância no trato, afinal, permanece vivo em nós, perpetuemos a sua memória com os nossos testemunhos, as nossas histórias, as nossas vidas com o Neno. O Amigo, o exemplo de profissionalismo, de dedicação a causas, sempre disponível e cuidador…

Na tarde deste sábado, 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, haverá um jogo solidário no Estádio D. Afonso Henriques, entre antigos craques e jovens oriundos de bairros sociais, cujas receitas vão reverter na totalidade para três das muitas instituições com quem Neno colaborou. O nº 1 que continua a jogar na nossa equipa…

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: