skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
22 novembro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Celebrar Abril, também no desporto!

José Fidalgo Martins
Opinião \ sexta-feira, abril 26, 2024
© Direitos reservados
O desporto entronca nos valores de Abril, como espaço de inclusão, respeito, ética, solidariedade e liberdade de expressão. É também espaço de encontro de culturas que deve ser promovido e enaltecido.

Completam-se os 50 anos sobre a Revolução de Abril e todas as palavras que lhe possam ser dedicadas não serão de mais. O 25 de Abril e as suas conquistas marcaram o nosso tempo, trazendo luz a um país ensombrado por mais de 40 anos de ditadura. A pobreza, o medo e repressão deram lugar à democracia, à liberdade e à igualdade!

O 25 de Abril é por isso merecedor de evocação e celebração, hoje e todos os dias!

Também no desporto a Revolução dos Cravos veio trazer boas novas ao nosso país. Até 1974 a prática desportiva era muito reduzida, habitualmente reservada a algumas elites. O povo, na sua maioria, limitava-se ao papel passivo de espetador, em especial nos eventos de massas como os jogos de futebol e as provas de ciclismo, onde aí podia extravasar as emoções reprimidas noutros contextos. Entre a inauguração do Estádio Nacional na década de 40 e a utilização do futebol como instrumento de propaganda, em particular na década de 60, pouco sobrou da ação do Estado Novo no “desenvolvimento” do desporto.

O 25 de Abril foi assim o primeiro passo para a democratização e massificação do desporto em Portugal. Por um lado, foi-se priorizando a implementação de políticas públicas de promoção do desporto, por outro, observou-se na sociedade civil um assinalável espírito de iniciativa e de intervenção que levou à criação de muitas associações desportivas.

O número de clubes, instalações desportivas e praticantes aumentou assim exponencialmente no pós-revolução e mais tarde, como consequência de um franco desenvolvimento desportivo, fomos capazes de ter nas mais diversas modalidades, mais participações e melhores resultados em provas internacionais, assim como adquirimos a capacidade de organização de eventos de dimensão mundial.

O desporto entronca definitivamente nos valores de Abril, como um espaço de inclusão, respeito, ética, solidariedade e liberdade de expressão. É também um espaço de encontro de culturas que deve ser promovido e enaltecido.

Passados 50 anos novos desafios continuam a colocar-se. A promoção da Igualdade de Género, a valorização do desporto em contexto escolar e a contínua promoção do Desporto para Todos são prioridades num país que se quer cada vez mais livre e igualitário.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #83