Espargos e Holandês
Espargos e Holandês
Ingredientes:
500gr de espargos
2 gemas de ovo
200g de manteiga clarificada
8g de sumo de limão
Qb. sal
Qb. pimenta
Preparação:
Para o Holandês:
Colocar a manteiga num pequeno tacho e levar a derreter sem ferver, assim que estiver completamente derretida, escorrer com cuidado rejeitando o soro que fica depositado no fundo do tacho.
Preparar um banho-maria e colocar a água a aquecer, num bacia de inox bater as gemas com um batedor de varas com o sumo de limão e sal até que a mistura fique espessa e fofa.
Desligar o lume e colocar a bacia com as gemas sobre o banho-maria mexendo sempre, acrescentar aos poucos a manteiga clarificada.
Adicionar o sal e pimenta, se estiver muito espesso pode juntar uma colher de água quente aos poucos. Tapar e reservar em local morno.
Para os espargos:
Colocar água e sal num tacho grande e levar a ferver. Cortar na base a parte branca dos espargos e limpar os espigões laterais até à ponta. Assim que a água ferver, colocar dentro os espargos e cozinhar durante um minuto e trinta segundos, escorrer os espargos e colocar num recipiente com água e gelo até estarem completamente frios. Escorrer e secar, colocar os espargos, o molho holandês e servir frio. Podem ser salteados rapidamente num pouco de azeite ou grelhar sobre as brasas, qualquer das opções resulta lindamente com este molho holandês. .
Não sendo um produto autóctone, existem hoje no Minho vários produtores deste apreciado vegetal, que produzem centenas de toneladas entre os meses de março e finais de maio, alguns dos quais em Guimarães.