skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vitória SC “pioneiro”: Terá uma comunidade de energia nas suas instalações

Bruno José Ferreira
Desporto \ quarta-feira, junho 14, 2023
© Direitos reservados
Coberturas do estádio e do pavilhão vão receber 1900 painéis solares em parceria com a SES (Sustainable Energy Systems), o que garante uma autonomia de energia de 45%. Evita 654 toneladas de CO2.

O Vitória SC apresentou esta quarta-feira uma parceria com a empresa Sustainable Energy Systems (SES) para a instalação nas suas instalações de uma comunidade de energia, que vai tornar o clube mais eficiente energeticamente, numa prática pioneira ao nível dos clubes portugueses.

Esta comunidade de energia do Vitória SC consiste na instalação de 1900 painéis fotovoltaicos nas coberturas do Estádio D. Afonso Henriques e no Pavilhão Unidade Vimaranense, num investimento de 800 mil euros por parte da SES.

Isto permitirá ao Vitória SC evitar 654 toneladas de CO2, com a potência instalada de 1 Megawatt, o que equivale a plantar 4575 árvores. Assim, o clube tem garantida uma economia de energia de cerca de 45%.

“As obras arrancam ainda este mês”, deu conta Paulo Silva – administrador executivo da SES – na apresentação deste projeto, acrescentando que no “final de agosto ou início de setembro será possível por a primeira em funcionamento”. “Este é um projeto pioneiro, e é o primeiro de uma parceria mais abrangente no âmbito da sustentabilidade”, afirmou.

Esta parceria foi estabelecida para 15 anos, com o custo de instalação e manutenção a ser assumido pela SES, podendo ser prolongado até 25 anos, sendo que o Vitória SC “cede um espaço amplo que não estava a ser utilizado” e “vai beneficiar de uma parte da energia produzida, sendo que o resto será usado pela comunidade”.

António Miguel Cardoso, presidente do Vitória SC, enquadrou esta parceria como sendo parte da “responsabilidade social e ambiental do clube”, que ganha forma com um “parceiro que dá garantias”. O líder máximo do clube reforçou a ideia de que “este é o primeiro projeto da parceria, mas que se alargará a muitos outros”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: