skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 julho 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vila Nova de Sande recebe 42º Festival Internacional de Folclore

Alberto Couto
Cultura \ sexta-feira, julho 25, 2025
© Direitos reservados
Amanhã, 26 de julho, Vila Nova de Sande volta a celebrar a cultura com grupos folclóricos de Portugal, Macedónia do Norte e Guadalupe.

É já amanhã que a freguesia de Vila Nova de Sande será novamente palco de um dos maiores encontros culturais do país: o 42º Festival Internacional de Folclore, promovido pelo Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande.

Este evento, já uma referência no panorama nacional, destaca-se pela diversidade cultural e pela qualidade artística das suas atuações. Este ano, o festival volta a reunir grupos nacionais e internacionais para uma noite de grande partilha e celebração da tradição.

Entre os convidados portugueses, marcarão presença os Pauliteiros de Miranda, de Fonte de Aldeia (Miranda do Douro), o Rancho Folclórico e Cultural Nossa Senhora do Monte de Pedroso (Vila Nova de Gaia) e o Rancho Etnográfico de Ribeirão (Vila Nova de Famalicão). O grupo anfitrião, como habitual, também subirá ao palco.

Na vertente internacional, o festival contará com a presença do "Ensemble Nikola Jonkov Vapcarov", da Macedónia do Norte, e da "École Viard Nouvelle", da ilha de Guadalupe, garantindo um espetáculo multicultural e vibrante.

A cerimónia de abertura incluirá os hinos nacionais dos países participantes, acompanhada de uma abordagem a um tema sensível da atualidade. O recinto, com capacidade para 1500 lugares sentados, está preparado para receber o público, beneficiando ainda de uma previsão meteorológica favorável.

O presidente do grupo organizador, Rui Mendes, reforça o convite: “No Festival Internacional de Folclore de Vila Nova de Sande, o anfitrião é sempre o público! Contamos com todos para juntos celebrarmos mais uma grande manifestação cultural.”

Veja o vídeo promocional aqui.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124