skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Transportes: Estudantes do IPCA “preocupados”. "Rastilho para o abandono"

Redação
Educação \ quarta-feira, abril 05, 2023
© Direitos reservados
Estudantes de Barcelos que frequentem cursos em Guimarães têm de tirar dois passes e muitas vezes os horários entre operadoras não são coordenados. Preços dispararam em março, no fim das promoções.

A Associação Académica do IPCA expressou, através de um comunicado, “descontentamento e preocupação para com as alterações da tabela de preços dos bilhetes a bordo” que entraram em vigor no passado mês de março por parte da Cávado Mobilidade e da Ave Mobilidade.

Alterando que os bilhetes que custava, 2 euros – preço promocional – passaram a custar 3 euros, a associação refere que o fim dos bilhetes de ida e volta acabou por fazer aumentar os “

“Falemos, ainda, nos estudantes que fazem o seu percurso entre Barcelos e Guimarães, diariamente. Não havendo ligações diretas entre estes concelhos, os estudantes veem-se obrigados a parar em Braga, não existindo o cuidado por parte da Cavado Mobilidade e da Ave Mobilidade de garantir horários compatíveis entre ligações. Além disto, vários estudantes têm que adquirir dois passes para chegar à sua instituição de ensino: passe da Cávado Mobilidade com um custo de  41,90 € (viagens entre Barcelos e braga) e passe da ave Mobilidade com um custo de cerca de 37 € (viagens entre Braga e Guimarães pela estrada nacional)”, apontam.

“A não ser tomada esta medida e mantendo-se os valores agora em vigor, esta situação prejudicará deliberadamente os estudantes, e, indiretamente o ensino superior, pois poderão constituir sérios entraves à frequência e ser rastilho para o abandono. Fator que a acontecer prejudica o estudante, as suas famílias e o país”, alerta a Associação Académica do IPCA.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: