
Sociedade Martins Sarmento lança 5.ª Expedição Fotográfica
A Sociedade Martins Sarmento vai lançar a 5.ª edição do concurso/exposição de fotografia “Guimarães: Expedição Fotográfica” | Prémio Martins Sarmento, uma iniciativa em colaboração com o Cineclube de Guimarães – Secção de Fotografia e o Laboratório da Paisagem, contando ainda com os apoios do Centro Português de Fotografia, Fotografia Portugal, Raiz Carisma e Dreambooks.
Nesta nova edição, a Sociedade Martins Sarmento associa-se ao desígnio da Capital Verde Europeia 2026, título atribuído a Guimarães pela Comissão Europeia. O tema do concurso será o ambiente, incentivando perspetivas críticas sobre a natureza que nos rodeia.
A iniciativa procura inspirar registos fotográficos que revelem a transformação da paisagem e denunciem incoerências no uso do território, mas também que celebrem a forma como a natureza se adapta e persiste, numa poética de coexistência. O olhar pioneiro do fotógrafo Francisco Martins Sarmento (1833–1899) surge como ponto de partida para revisitar a relação humana com o território ao longo do último século e meio.
O concurso destina-se a fotógrafos amadores e profissionais, de todas as nacionalidades, com mais de 16 anos. A inscrição é gratuita, e as candidaturas podem ser submetidas até 28 de fevereiro de 2026, mediante o preenchimento da ficha de inscrição obrigatória.
Todos os participantes receberão diploma de participação e um voucher de descontos em produtos Dreambooks.
A “Expedição Fotográfica” é, assim, mais do que um concurso: é um tributo à visão inovadora de Martins Sarmento e um convite a redescobrir o território vimaranense através da lente da sustentabilidade e da arte.