skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Sistema informático dos centros de saúde tem obrigado a adiar consultas

Redação
Saúde \ sexta-feira, março 31, 2023
© Direitos reservados
Quebras no sistema têm sido recorrentes, o que obriga a que consultas tenham de ser adiadas e, posteriormente, remarcadas. Novais de Carvalho garante que o problema está a ser corrigido.

A fragilidade do sistema informático opera nas Unidades de Saúde Familiar (USF) tem sido uma realidade nos últimos tempos, o tem vindo a comprometer o normal funcionamento destas unidades de saúde.

Quebras constantes no sistema e períodos sem funcionamento têm condicionado a operabilidade das USF, obrigando a que se verifiquem episódios de adiamento das consultas.

Para além dos naturais constrangimentos dos pacientes, este obstáculo criado pelo sistema informático leva a que se verifique uma maior sobrecarga para os profissionais das USF, apurou o Jornal de Guimarães.

Este não é, de resto, um problema de agora, verificando-se já há vários meses, sem que tenha sido encontrada uma solução.

Ao Jornal de Guimarães, Novais de Carvalho, diretor do ACES ado Alto Ave confirma que “têm-se notado, de vez em quando, alguns problemas que estão relacionados com intervenções que são necessárias no sistema informático”.

No entanto, assegura que “está a ser corrigido” e que “a todo o momento fica completamente resolvido”. “É um problema informático central, alheio à atividade das unidades e nada que diga respeito ao funcionamento e organização das unidades com os utentes”, refere.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70