skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Unidade Local de Saúde: Celorico de Basto junta-se ao Alto Ave

Redação
Saúde \ sexta-feira, setembro 01, 2023
© Direitos reservados
Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães será o pilar principal da Unida de Local de Saúde do Alto Ave na transformação que está a ser levada a cabo pelo SNS para implementar a partir do próximo ano.

A partir de janeiro do próximo ano a organização das valências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) será diferente do que acontece até agora com a criação de 31 Unidades Locais de Saúde (ULS), que se juntarão às oito já existentes.

Esta reformulação é apresentada como a “maior transformação feita no SNS”, sendo que o Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães será o pilar principal da Unida de Local de Saúde do Alto Ave.

Esta Unidade Local de Saúde agrega, então, o Hospital de Guimarães e também o ACES Alto Ave - Guimarães Vizela e Terras de Basto, sendo a novidade do Centro de Saúde de Celorico de Basto, que pertencia ao ACES do Tâmega.

Com 20 profissionais, o Centro de Saúde de Celorico de Basto junta-se à Unidade Local de Saúde do Alto Ave nesta reformulação em que são agrupados os hospitais e centros hospitalares com os agrupamentos de centros de saúde da mesma área geográfica.

Entre as principais mudanças que se verificam, o modelo de financiamento é um deles, uma vez que cada Unidade Local de Saúde será financiada de acordo com o número de utentes que recorram aos serviços e pela gravidade dos mesmos.

Já para os doentes, de acordo com o Jornal de Notícias este novo modelo pressupõe uma “maior proximidade e menos burocracia”, sendo referido que “as ULS vão ter circuitos para doentes com patologias crónicas”.

VEJA TAMBÉM

Guimarães pode ter uma Unidade Local de Saúde. O primeiro passo está dado

Unidade Local de Saúde. “Trabalhamos para o HSOG não perder centralidade”

Presidente do HSOG defende que ULS vai aproximar saúde das pessoas

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: