skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
09 outubro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

SillySeason celebram 13 anos com Fassbinder em palco no CCVF

Alberto Couto
Cultura \ sexta-feira, outubro 03, 2025
© Direitos reservados
“O Direito do Mais Fraco à Liberdade” estreia a 18 de outubro em Guimarães, num diálogo entre a ousadia de Fassbinder, os 20 anos do CCVF e os 13 anos do coletivo.

O Centro Cultural Vila Flor prepara-se para receber uma noite de estreia absoluta: a 18 de outubro (21h30), sobe ao palco “O Direito do Mais Fraco à Liberdade”, a nova criação do coletivo SillySeason, livremente inspirada na obra de Rainer Werner Fassbinder.

O espetáculo não é apenas uma peça de teatro: é também celebração e manifesto. Celebra os 13 anos de percurso dos SillySeason e os 20 anos de atividade do CCVF, numa cumplicidade já antiga entre o coletivo e Guimarães, onde também estrearam, em 2023, o aclamado “Palco Principal”.

O elenco é de luxo e traz nomes conhecidos como Cátia Tomé, Duarte Melo, Ivo Saraiva e Silva, Rafael Carvalho, Ricardo Teixeira e Soraia Chaves. A direção e criação é assinada pelo próprio coletivo, que assume todas as funções – da encenação à escrita, da interpretação à produção – num gesto que ecoa o espírito provocador de Fassbinder.

A narrativa transporta o público para 1974, quando o realizador alemão prepara mais uma das suas obras, cruzando fronteiras entre papéis artísticos e sociais, num gesto que questiona hierarquias e convoca liberdade. “Estrear este projeto numa sala e numa cidade – Guimarães – que sempre nos acolheu com amor, enche-nos a todes de orgulho e de emoção”, confessa o coletivo.

Com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição, o espetáculo é dirigido a maiores de 16 anos. A criação conta ainda com vídeo de Ricardo Branco e música de Ricardo Remédio, numa coprodução entre SillySeason, A Oficina/CCVF, RTP, Teatro Diogo Bernardes e Teatro das Figuras, com apoio em residência n’O Espaço do Tempo, no CCC e na Fábrica ASA.

Os bilhetes já estão disponíveis por 15 euros (10 euros com desconto), nas bilheteiras físicas dos espaços d’A Oficina e online em oficina.bol.pt.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124