skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Sandinenses no Campeonato de Portugal para "fazer um campeonato tranquilo"

Bruno José Ferreira
Desporto \ terça-feira, julho 18, 2023
© Direitos reservados
Equipa de Sande São Martinho é a quarta de Guimarães a disputar o Campeonato de Portugal. Quer estabilizar-se neste patamar. Plantel formado para o topo do distrital "dá garantias".

Há uma semana Os Sandinenses preparava-se para disputar o escalão maior da AF Braga. Esta segunda-feira apresentou-se oficialmente para a nova época para competir nos nacionais. O clube vimaranense foi convidado a disputar o Campeonato de Portugal, fazendo Sande São Martinho entrar novamente no mapa do futebol nacional.

“Um desafio”, conforme dá conta o capitão Diogo Lamelas, um dos treze elementos do plantel que transita da temporada passada, aos quais se juntam, para já, doze caras novas e ainda três jovens jogadores que transitam dos juniores.

Ricardo Martins é o novo timoneiro do clube, sucedendo a Hugo Xavier, e no arranque da temporada diz que o grupo foi “preparado para andar nos primeiros lugares da Pró-Nacional”, o que leva a que dê “garantias para fazer uma época estável no Campeonato de Portugal”. Ainda assim, o grupo sofrerá reajustes, de acordo com o evoluir da pré-temporada.

O técnico vinca que Os Sandinenses partirá para esta temporada com “ambição” mesmo tendo em conta a realidade esperada. “Cada vez mais o Campeonato de Portugal tem equipas profissionais ou semiprofissionais e nós devemos ser das poucas amadoras, mas isso não nos retira ambição”, disse à comunicação social.

De resto, este regresso d’Os Sandinenses aos não vai implicar “grandes aumentos” no orçamento, de acordo com o presidente do clube. “Poderá haver um reajuste que aumente o orçamento, mas não estamos em falar em grandes aumentos porque Os Sandinenses sempre foi assim e vai continuar a cumprir com o que se compromete e não prometemos mais do que aquilo que podemos”.

Na mesma linha do treinador, o líder máximo do clube acredita que o plantel montado para atacar os primeiros lugares do Pró Nacional dará garantias de “fazer um campeonato tranquilo” com o objetivo de “conseguir a manutenção o mais rápido possível”. A missão d’Os Sandinenses é estabilizar-se neste patamar nos próximos anos.

 

PLANTEL OS SANDINENSES

Guarda-redes: Luís Vieira, Parauta (ex-GD Joane), Luís Borges e Simão Pedro (ex-júnior);

Defesas: Alex Lopes (ex-Berço SC), David Castro (ex-Pevidém SC), Gonçalo Ferreira, Diogo Freitas (ex-júnior), Rui Costa (ex-Dumiense), Ruizinho, Pedro Ribeiro e Rafael Pereira (ex-FC Amares);

Médios: Rui Jorge (ex-Dumiense), João Maia (ex-Forjães SC), Bruno Silva e Hugo Fernandes (ex-júnior), Bruno Alves (ex-Pevidém SC) e Pedras;

Avançados: Endric, Caio Silva, Diogo Lamelas, Totas (ex-Dumiense), Eduardo Ferreira, Miguel Silva (ex-júnior) e Vítor Matias (ex-júnior).

 

EQUIPA TÉCNICA

Treinador: Ricardo Martins;

Adjuntos: Júnior Santos, Carlos Marques, Luís Anjo e João Martins.

 

“Pré-época vai dizer os ajustes que teremos de fazer”

Ricardo Martins, treinador

“Já tínhamos preparado para andar nos primeiros lugares da Pró-Nacional e isso dá-nos garantias para fazermos uma época estável no Campeonato de Portugal. A pré-época é que nos vai dizer os ajustes que teremos de fazer, porque há diferenças entre as duas realidades. Este ano as diferenças serão ainda maiores, porque teremos várias equipas que só treinavam à noite, como sucede connosco, e agora vão treinar de manhã e à tarde. Cada vez mais o Campeonato de Portugal tem equipas profissionais ou semiprofissionais e nós devemos ser das poucas amadoras, mas isso não nos retira ambição”.

 

 

“Estamos preparados para abraçar este desafio”

Diogo Lamelas, capitão

“Vai ser um desafio exigente, numa realidade que inicialmente não era esta. É um campeonato mais competitivo, mas acredito que foi feito um esforço para se reforçar a equipa com qualidade e acho que teremos capacidade para fazer o nosso caminho, que passa pela manutenção, jogando o jogo pelo jogo à procura da vitória, mas com os pés assentes no chão, porque estamos a falar de uma realidade diferente. Mas, acho que estamos preparados para abraçar este desafio”.

 

 

“Sempre houve a possibilidade de subir”

Bruno Alves, reforço

“Quando vim para aqui o pensamento era o Pró Nacional, mas sempre houve a possibilidade de subir, sempre soubemos disso, por isso o pensamento foi o Pró Nacional, mas nunca deixámos de pensar que seria possível jogar no Campeonato de Portugal. Os objetivos são diferentes, as equipas são diferentes, mas acho que a competitividade é parecida. Não é igual, teremos de nos adaptar a uma maneira diferente de jogar e de encarar os adversários, vai ser difícil, mas estamos num clube com excelentes condições, o que nos pode ajudar.”

 

“Plantel foi preparado para os primeiros lugares, dá garantias”

Ricardo Silva, presidente

“Há alterações na vertente organizativa, porque em termos de plantel já foi preparado para lutar pelos primeiros lugares do Pró Nacional, por isso dá garantias de podermos fazer um campeonato tranquilo. Poderá haver algum reajuste, mas muito cirúrgico. A parte logística é que é muito diferente, em termos de deslocações e organização. Poderá haver um reajuste que aumente o orçamento, mas não estamos em falar em grandes aumentos porque Os Sandinenses sempre foi assim e vai continuar a cumprir com o que se compromete e não prometemos mais do que aquilo que podemos”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: