skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

DESPORTO | Vitória discute jogo com Sporting até ao fim, mas perde

Redação
Desporto \ domingo, janeiro 29, 2023
© Direitos reservados
A equipa de Hélder Andrade averbou a sexta derrota consecutiva na Série dos Primeiros do campeonato feminino de voleibol, a terceira por 3-2, desta vez perante as verde e brancas.

 

Domingo | 29 de janeiro

 

Voleibol Feminino (Liga LIDL – Série dos Primeiros): Vitória SC 2-3 Sporting

Ao contrário de sábado, em que acabou o jogo com o Clube Kairós sem pontos, após o desaire por 3-1, o Vitória alcançou um ponto neste domingo, mas voltou a perder. As comandadas de Hélder Andrade perderam pela sexta vez seguida na Série dos Primeiros da Liga LIDL, o principal campeonato nacional feminino de voleibol, contra o Sporting, por 3-2, após parciais de 20-25, 25-21, 22-25, 25-19 e 10-15.

Obrigadas a correrem atrás do prejuízo, as jogadoras vitorianas alternaram momentos de fulgor com alguns erros e, no set decisivo, foram incapazes de operar a reviravolta que valesse os dois pontos.

Sétimo classificado, com 14 pontos ao fim de oito jornadas, o Vitória desloca-se à ilha de São Miguel no próximo domingo, 05 de fevereiro, para defrontar novamente o Clube Kairós, segundo classificado.

 

Futebol Masculino (Campeonato de Portugal – Série A): Brito 0-0 Pedras Salgadas

Tudo em branco na Arena Silvar, no duelo entre Brito e Pedras Salgadas para a 16.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, realizado este domingo à tarde.

Com este resultado, os comandados de André Anastácio ocupam agora a quinta posição, com 24 pontos, os mesmos do vizinho Pevidém, sexto da tabela.

No próximo fim de semana, os preto e brancos visitam o Merelinense, 11.º classificado, em partida marcada para as 15h00 de domingo, 05 de fevereiro.

 

 

Sábado | 28 de janeiro

 

Polo Aquático Masculino (Nacional A1): Vitória SC 20–15 Fluvial

O Vitória regressava este sábado às Piscinas Municipais de Guimarães com o peso de três derrotas nos três últimos confrontos com o Fluvial: um na final da Taça de Portugal 2022/23, outro na Supertaça 2022/23 e outro na primeira volta do campeonato em curso. À tona das suas águas, a equipa de Vítor Macedo derrotou a equipa portuense no seu sexto jogo para o Nacional A1 masculino e ascendeu à segunda posição, com 13 pontos, precisamente a três dos fluvialistas, que têm mais um jogo cumprido.

Equipada com novas toucas, a formação de Vítor Macedo sofreu no primeiro minuto e viu-se a perder por 3-1 a meio do primeiro quarto, mas descobriu em si impulsão suficiente para virar o resultado, antes de Tiago Parati repor a igualdade (4-4), a quatro segundos da primeira pausa.

Ainda assim, essa reviravolta foi decisiva para a toada que viria a seguir-se: nunca mais o Vitória consentiu uma desvantagem, apesar de os portuenses terem igualado o marcador por várias vezes. O segundo período começou numa toada de parada e resposta, antes de, a 04.28 minutos do intervalo, o Vitória conseguir pela primeira vez dois golos de vantagem – João Costa fez o 8-6. Foi essa mesma a diferença que se verificou ao intervalo, após Pedro Sousa ter feito o 10-8 a 31 segundos da pausa.

O Fluvial reagiu no arranque do terceiro quarto com dois golos de João Leite nos três primeiros minutos a valerem o empate, mas o Vitória repôs os dois golos de vantagem até a interrupção a antecipar a parte final. A equipa de Lordelo do Ouro repetiu a melhor entrada do terceiro período e empatou o jogo por duas vezes, a última das quais 15 golos, com 04.19 minutos por se jogarem; a resposta vitoriana dissipou todas as dúvidas quanto ao vencedor, graças aos tentos de Salvador Lopes – um em superioridade numérica, outro em igualdade – e ao penálti convertido por Pedro Sousa.

O treinador do Fluvial, João Santos ainda pediu um desconto de tempo para reorganizar a sua equipa, mas sem feito. De mão quente, Pedro Sousa marcou mais dois golos nos últimos 30 segundos e cotou-se como o melhor marcador do encontro, com 10 golos. Em Lordelo do Ouro, o Vitória havia perdido por 9-5, pelo que, em caso de desempate por confronto direto, ganhou vantagem.

 

Voleibol Masculino (Liga Una Seguros): Fonte do Bastardo 3-1 Vitória SC

A réplica vitoriana fez-se sentir na ilha Terceira e esteve quase a levar o encontro da noite de sábado ao quinto e decisivo set, mas os três pontos ficaram com os anfitriões. Candidata ao título, a Fonte do Bastardo derrotou a equipa de Guimarães por 3-1, após parciais de 25-19, 19-25, 25-19 e 28-26.

Depois de um set inicial sem discussão, que os açorianos controlaram do princípio ao fim, a turma de João Santos equilibrou o segundo parcial até aos 16-16, altura em que encetou uma marcha imparável rumo ao 1-1. O terceiro set desenrolou-se numa toada semelhante ao primeiro e o quarto seguia pelo mesmo caminho, até que, com o marcador em 20-15 a favor dos terceirenses, o Vitória embalou para sete pontos consecutivos. Foi, porém, incapaz de segurar o 22-20 na ponta final, tendo perdido o acesso à negra – e aos pontos – nas vantagens.

Oitavo e último classificado da Série dos Primeiros do principal campeonato nacional masculino de voleibol, cumprida uma volta, a turma de Guimarães regressa ao seu pavilhão no sábado, 04 de fevereiro, para defrontar precisamente a Fonte do Bastardo, segunda classificada, com 23.

 

 

Basquetebol Masculino (Liga Betclic): CAB Madeira 79–101 Vitória SC

No rescaldo da amarga derrota com o líder FC Porto, consumada no último segundo, a equipa de Miguel Miranda voou até à Madeira na busca de uma resposta positiva. E deu-a com clareza: o Vitória derrotou o CAB por , graças a uma segunda parte em que foi muito superior ao adversário.

Os homens que viajaram de Guimarães demoraram a engrenar; estiveram mesmo a perder por sete pontos a meio do primeiro período (16-9) e atingiram a primeira interrupção técnica com cinco pontos de desvantagem (19-14). A recuperação aconteceria no segundo período, mas não de imediato: só depois de se verem a perder por 30-20 os pupilos de Miguel Miranda reagiram, conseguindo ultrapassar o adversário nos instantes finais, graças a um parcial de 8-0.

O 39-38 ao intervalo foi a primeira vantagem vimaranense no encontro e serviu de tónico para uma segunda parte arrasadora do Vitória: liderada por Zach Simmons, que terminou o encontro com um duplo-duplo (28 pontos e 13 ressaltos), e por Anthony Roberts (25 pontos e cinco ressaltos), a equipa de Guimarães alargou a vantagem até aos 14 pontos no final do terceiro quarto (67-53) e alargou ainda mais esse fosso no derradeiro período. A maior eficácia de lançamento vitoriana (60,3% contra 41,2%) foi crucial para o desfecho.

O Vitória ocupa agora a sexta posição, fruto de oito vitórias e 11 derrotas, dentro da zona de acesso ao play-off do título – apuram-se os oito primeiros. Nas três jornadas que restam, a equipa de Miguel Miranda recebe o Sangalhos, último classificado, desloca-se ao vice-líder Benfica e recebe o Imortal, outra equipa na luta pelo play-off.

 

Voleibol Feminino (Liga LIDL - Série dos Primeiros): Vitória SC 1-3 Clube Kairós

Todos os sets foram equilibrados, mas o Clube Kairós, vice-líder, foi ligeiramente mais forte e virou o encontro para triunfar por 3-1, na sétima jornada da Série dos Primeiros na Liga LIDL, o principal campeonato feminino de voleibol, 25-23, 23-25, 23-25 e 22-25 foram os parciais.

A equipa de Hélder Andrade entrou bem no jogo, com um parcial de 6-0, graças ao serviço flutuante de Shashiko Sanay, mas as açorianas responderam com quatro pontos seguidos, impondo uma toada de equilíbrio que manter-se-ia pelo resto do jogo. Apesar dos processos consolidados, as vitorianas cometiam erros com frequência, sobretudo no ataque, mas, ainda assim, levaram a melhor na ponta final do primeiro set, adiantando-se no marcador.

Do segundo set em diante, o Clube Kairós melhorou a receção e, consequentemente, o ataque, conseguindo um ligeiro ascendente em todos os sets que segurou até ao fim.

Sem tirar qualquer ponto deste jogo realizado no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, o Vitória averbou a quinta derrota consecutiva e ocupa o sétimo e penúltimo lugar da Série dos Primeiros, com 13 pontos. O Clube Kairós distanciou-se na frente – é segundo, com 21 pontos. Neste domingo, a equipa preta e branca joga de novo em casa, perante o Sporting, terceiro classificado.

 

 

Futebol Feminino (2.ª Divisão – Apuramento de Campeão): Racing Power 2-1 Vitória SC

A equipa de Ivo Roque perdeu por 2-1 frente ao Racing Power, principal favorito à subida entre as quatro equipas que o podem conseguir, em partida da terceira jornada da fase de apuramento de campeão, disputada este sábado à tarde, no Seixal.

Com este resultado, o Vitória ocupa a sétima e penúltima posição da série, com um ponto. Na próxima jornada, a equipa vimaranense recebe, a partir das 15h00 de 04 de fevereiro, sábado, o Futebol Benfica, terceiro classificado com seis pontos, num duelo que pode ser crucial na luta pela subida; o primeiro classificado entre as equipas elegíveis sobe diretamente à Liga BPI, enquanto o segundo e o terceiro disputam um play-off.

 

Futebol Masculino (Campeonato de Portugal – Série A): Pevidém 0-1 Bragança

O Pevidém desperdiçou a oportunidade de igualar o Amarante na terceira posição e de ficar a um ponto do segundo classificado, Tirsense, à condição, com a derrota caseira deste sábado à tarde, perante o Bragança, em desafio da 16.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Num jogo em que desperdiçaram várias ocasiões, inclusive uma grande penalidade, por Jorginho, os cavaleiros de São Jorge sofreram, nos minutos finais, o golo que ditou a derrota perante os transmontanos. A equipa pevidense mantém-se assim no quinto lugar, com 24 pontos, e pode ser ultrapassada pelo Brito, a outra formação vimaranense em prova, que tem 23 e recebe este domingo o Pedras Salgadas.

Entretanto, o Pevidém anunciou a contratação do defesa central António Silva, jogador formado no Paços de Ferreira, que passou depois pelo Rio Tinto e pelo Foz.

 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: