Luta dos professores continua: concentração em frente à Xico e à Egas Moniz
Dois grupos de professores do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda iniciaram o segundo período escolar com concentrações, na manhã desta terça-feira, em frente à Escola Secundária Francisco de Holanda e também em frente à Escola EB2/3 Egas Moniz.
Cumpre-se assim o pré-aviso de greve, numa das ações de luta que tem vindo a ser levada a cabo desde as últimas semanas do final do primeiro período, fazendo-se uma greve parcial ao primeiro tempo de cada docente.
Os professores e educadores exigem “respeito”, conforme se pode ler numa tarja que empunharam em frente à Francisco de Holanda, e estão a mobilizar-se em diferentes formas de luta.
Estão “dispostos a intensificar estes e outros protestos a partir desta terça-feira e por tempo indeterminado”, dizem. Estas manifestações têm o objetivo de fazer o Ministério da Educação recuar nas suas intenções de alterações profundas para o regime de concursos e abrir processos negociais para resolver problemas que têm vindo a desvalorizar a profissão.