skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Leitores da CIM do Ave já requisitaram mais de mil livros na BiblioLED

Redação
Cultura \ segunda-feira, abril 14, 2025
© Direitos reservados
Leitores da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave já requisitaram mais de mil livros apenas no primeiro semestre de funcionamento da plataforma digital BiblioLED, lançada pelo Ministério da Cultura.

A BiblioLED é um serviço inovador de leitura e empréstimo digital de livros e audiolivros, disponibilizado através das bibliotecas municipais aderentes. Desde o seu lançamento, em janeiro, a plataforma contabilizou mais de 17.000 utilizadores e cerca de 22.000 livros emprestados.

As bibliotecas públicas da CIM do Ave registaram uma adesão significativa à plataforma, com 652 utilizadores inscritos e 1.223 livros emprestados desde o início deste ano. Guimarães e Vila Nova de Famalicão concentram a maior parte das adesões.

O êxito local da plataforma BiblioLED reforça o compromisso contínuo da CIM do Ave na promoção cultural e no apoio a iniciativas inovadoras, que aproximam as comunidades locais do conhecimento e da cultura, através das tecnologias digitais.

No mês passado, foram entregues 74 novos computadores às bibliotecas municipais dos oito municípios da CIM do Ave – Cabeceiras de Basto, Fafe, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Mondim de Basto, Vizela e Póvoa de Lanhoso. A iniciativa visou reforçar a infraestrutura tecnológica destes espaços, melhorando o acesso digital à informação e a qualidade dos serviços prestados, garantindo, assim, um serviço mais eficiente e acessível.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #93