
Ilda David expõe “Amor de Perdição” no Palacete de Santiago
O amor, a tragédia e a arte voltam a cruzar-se a partir do próximo sábado, dia 25 de outubro, no Palacete de Santiago. A exposição de pintura de Ilda David propõe um espaço de contemplação integrada na 5.ª Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG) e com curadoria de António Gonçalves.
São 38 obras criadas em 2012, originalmente concebidas para a edição do livro Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, publicada pela editora Sistema Solar no mesmo ano.
“Ilda David leu e releu Amor de Perdição, e dessa releitura irrompeu um ímpeto criativo que revivifica o romance e desperta a vontade de a ele regressar”, explica o curador. Para António Gonçalves, trata-se de “um trabalho que se serve da pintura para revelar um espectro de seres e espaços, não para representar personagens, mas para complementar as múltiplas leituras da obra literária”.
A inauguração está marcada para sábado, dia 25 de outubro, pelas 12h00, e promete ser um dos momentos altos da Bienal. A BIG, promovida pela Câmara Municipal de Guimarães e pela MOTOR – Produção Cultural, CRL, mostra-se como uma celebração da ilustração e do poder transformador da arte, dignificando o papel dos ilustradores no panorama cultural contemporâneo.