
Exposição de desenho e pintura "Still Life" na Sociedade Martins Sarmento
A Galeria de Exposições da Sociedade Martins Sarmento recebe, a partir de 11 de julho, a mostra "Still Life", com trabalhos de Alexandra Jordão Pires e António Modesto. A inauguração está marcada para sexta-feira, às 18h00, e a exposição poderá ser visitada até 28 de setembro de 2025, de terça a domingo, entre as 10h00-12h30 e as 14h30-17h30.
Com o título em inglês — “Still life” —, mas sem pretensões linguísticas, os artistas propõem uma abordagem contemporânea ao género da natureza-morta, que, ao longo da História da Arte, atravessou diversas fases e significados: da Antiguidade aos ambientes burgueses do século XVII, passando por leituras simbólicas e efeitos ilusionistas.
Nesta exposição, o foco está na tentativa de manter vivo, através do desenho, o que é por natureza inanimado — incluindo o próprio ato de desenhar. Segundo os autores, trata-se de um diálogo de matéria visual plástica que nasce da liberdade criativa. Plantas, frutas, taças ou cenários são apenas pontos de partida para um desvio — um desvio que, como dizem os próprios, só a Arte compreende e valoriza.
Nota biográfica:
Alexandra Jordão Pires é licenciada em Artes Plásticas e mestre em Design de Ourivesaria. Docente desde 1990, foi premiada dezenas de vezes, tendo também ilustrado livros e criado coleções de ourivesaria, além de ter participado em diversas exposições.
António Modesto é artista e foi professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Com um extenso percurso expositivo, é autor da mascote “Gil” da Expo’98 e vencedor de vários prémios de arte, design e ilustração.