skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
30 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

DESPORTO: Vitória sofre a bom sofrer mas vence Sporting a abrir play‐off

Redação
Desporto \ domingo, abril 14, 2024
© Direitos reservados
Equipa de Vítor Macedo esteve a perder por 9‐5, mas virou o duelo com o Sporting no último período e está na frente da meia‐final. Vitória também vence no voleibol e no basquetebol, e Xico no andebol.

A fase decisiva do Campeonato A1 masculino começou com um susto, mas o Vitória SC teve engenho para superar os contratempos e vencer o Sporting por 15‐13 no primeiro jogo das meias‐finais, disputado nas Piscinas Municipais de Guimarães. 

O emblema preto e branco também viveu uma tarde feliz no basquetebol, com o triunfo no Algarve, sobre o Portimonense, por 81‐72, e no voleibol, ao derrotar o Castêlo da Maia por 3‐1, no primeiro jogo dos quartos de final da Taça Federação. No andebol, Xico Andebol iniciou luta pela subida ao escalão maior com vitória nos Açores.

 

Polo Aquático: Campeonato A1 masculino (Play‐off Título ‐ Jogo 1 Meias‐Finais)
Vitória SC 15-13 Sporting

Tetracampeã nacional, a equipa de Vítor Macedo varreu a onda que, a certa altura do terceiro quarto, a parecia engolir, inverteu a desvantagem no marcador e parte na frente para o segundo jogo da meia‐final do Campeonato Nacional A1, marcado para Lisboa, no próximo fim de semana.

Após o empate a três golos no final do primeiro quarto, o Vitória SC chegou ao intervalo a perder por 7‐5. O cenário agravou‐se para as hostes vitorianas, quando os golos de Tomás Gomes e de Tiago Gomes nos primeiros dois minutos do terceiro período fixaram o 9‐5 no marcador. Foi o ponto de viragem. Os vimaranenses colocaram um travão na produtividade ofensiva do adversário e encurtaram para 11‐10 até ao final do período, selando a reviravolta nos oito minutos finais. Dumitru Sobetchi e Salvador Lopes, com cinco golos cada, foram os melhores marcadores vitorianos.

 

 

Voleibol: Liga Una Seguros (Taça Federação ‐ Quartos de Final Jogo 1)
Castêlo da Maia 1-3 Vitória SC

A reviravolta desta tarde no pavilhão do Castêlo da Maia colocou o Vitória SC na dianteira dos quartos de final da Taça Federação, dando‐lhe duas oportunidades para fechar a eliminatória no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense. 

Os parciais de 25‐15, 23‐25, 18‐25 e 16‐25 espelham uma exibição em crescendo. Arredado da discussão pelo primeiro set, ao sofrer sete pontos consecutivos que transformaram um 8‐6 num 15‐6, o Vitória levou a melhor na ponta final de um segundo set equilibrado que o embalou para um resto de jogo tranquilo.

As equipas voltam a defrontar‐se no próximo sábado, 20 de abril, a partir das 20h00. O Vitória pode fechar a eliminatória a seu favor nesse desafio.

 

Basquetebol: Liga Betclic (1.ª Fase ‐ Jornada 20)
Portimonense 72-81 Vitória SC

O segundo período embalou o Vitória SC para uma vantagem de dois dígitos que foi capaz de gerir ao longo da segunda parte. Os números do triunfo no Algarve aparentam, aliás, um jogo mais equilibrado do que o que realmente foi, já que a vantagem dos comandados de Miguel Miranda oscilou, em vários períodos, entre os 12 e os 18 pontos.

A eficácia vitoriana acima dos 78% na linha de lance livre, com 15 tentativas concretizadas contra 10 dos algarvios (pouco mais de 47% de eficácia) ajudou a fazer a diferença num encontro em que Cornelius Hudson foi o melhor marcador vitoriano (26 pontos, além dos oito ressaltos), apenas superado por Elijah Cadden, do Portimonense (28 pontos e sete ressaltos).

Já apurado para o play‐off, muito provavelmente no sétimo lugar, o Vitória SC joga no reduto do Galomar, nono classificado, na 21.ª e penúltima jornada, em duelo agendado para 20 de abril.

 

Andebol: Divisão de Honra (Série A Fase Final ‐ 1.ª jornada)
Sp. Horta 20-29 Xico Andebol

O CD Xico Andebol alcançou o triunfo mais robusto da primeira jornada da fase de subida da Divisão de Honra, na qual se discutem os lugares de acesso ao escalão maior do andebol nacional. 

Depois da igualdade a 12 golos ao intervalo, os escolares projetaram‐se para uma segunda metade categórica, com António Salgado a cotar‐se como o melhor marcador, com sete golos.

Terceiro classificado, com 27 pontos, o Xico Andebol recebe, na segunda jornada, o São Bernardo, segundo, com 28, a partir das 18h00 de sábado, 20 de abril.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: