skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
09 outubro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Coradeiras recebe “Conversas no Bairro” com poesia e bem-estar

Alberto Couto
Sociedade \ sexta-feira, outubro 03, 2025
© Direitos reservados
O projeto COMvivências promove em Coradeiras, a iniciativa Consultas do Cuidar, onde moradores, visitantes e animais de estimação partilham experiências de bem-estar e comunidade.

O Bairro de Coradeiras, em Fermentões, vai transformar-se num espaço de encontro e cuidado no âmbito do projeto COMvivências, com a realização da ação Conversas no Bairro – Consultas do Cuidar para Humanos e Outros Animais. A iniciativa decorre este sábado, entre as 14h30 e as 19h00, e pretende aproximar moradores, visitantes e animais de companhia num ambiente de partilha e criatividade.

O programa arranca com as Consultas Poéticas (14h30-17h30), encontros intimistas entre artistas e participantes que partem de uma simples pergunta — “Como é que estás?” — e terminam com uma prescrição poética, que pode ser um poema, uma dança ou até uma música.

Em paralelo, haverá um espaço de beleza e bem-estar para animais de estimação e respetivos cuidadores, com escovagens, toques criativos de styling e até massagens para mãos e costas, tudo para garantir que humanos, cães e gatos se sintam mimados. No final, uma sessão fotográfica especial eterniza o momento em família.

Às 17h30, segue-se uma conversa aberta sobre a relação com os animais e o cuidado no quotidiano, com a participação de representantes do Santuário Animal Vida Boa, da Sociedade Protetora dos Animais de Guimarães, moradores locais e especialistas em bem-estar animal. A moderação ficará a cargo de Cristina Dias, da CASFIG. O encontro termina em clima de partilha, com um lanche comunitário.

O projeto COMvivências, dinamizado pela Paisagem Periférica Associação e integrado no programa Partis & Art for Change III (Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “La Caixa”), junta moradores de bairros sociais de Guimarães e estudantes da Escola de Medicina da Universidade do Minho. Através do teatro e da prática artística, pretende-se exercitar o cuidado, fortalecer laços sociais e criar novas formas de coexistência.

“Cuidar implica uma mudança dos sujeitos envolvidos (…) somos mudados e mudamos por nossa vez, pelas pessoas e as coisas às quais damos, e das quais recebemos atenção”, lembra o investigador Enrico Campo, inspiração para o espírito da iniciativa.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124