skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
12 dezembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Centro histórico de Guimarães assinala 24 anos como Património Cultural

Redação
Cultura \ sexta-feira, dezembro 12, 2025
© Direitos reservados
Aniversário vai ser celebrado com atividades e espetáculos em diferentes pontos culturais da cidade.

Guimarães celebra, este sábado, os 24 anos da inscrição do Centro Histórico da cidade na lista do Património Cultural da Humanidade da UNESCO, com diversas iniciativas abertas à comunidade. “Pela primeira vez, o município, em parceria com a Associação Vimaranense de Hotelaria e com a participação de todos os espaços de bar e restauração do centro histórico, vai brindar com os vimaranenses a esta efeméride tão significativa”, aponta a autarquia, em comunicado.

No dia 13, os vimaranenses podem visitar a exposição de António de Azevedo, Escultor Vimaranense, no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, como também podem participar numa oficina criativa orientada pela oleira Fernanda Braga, na Biblioteca Municipal Raul Brandão. Nesta sessão, direcionada para famílias e crianças com mais de cinco anos, os participantes são convidados a criar figuras de presépio e decorações de Natal.

Já na Casa da Memória, pelas 15h00, vai ser apresentada a 19.ª edição da Veduta. Ao cair da tarde, pelas 17h00, “a cidade ganha nova luminosidade com o momento Património Iluminado”, no qual o símbolo da UNESCO vai ser desenhado com velas no Largo do Trovador, Largo da Oliveira e junto ao Paço dos Duques de Bragança, descreve a autarquia.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #128 - Os representantes do município nas cooperativas