skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Tertúlias, livro e monumento no programa do centenário do CC Taipas

Bruno José Ferreira
Desporto \ domingo, abril 16, 2023
© Direitos reservados
O segundo emblema mais antigo do concelho de Guimarães espera ainda realizar um torneio de futebol de veteranos e realizar um torneio de tiro aos pratos em homenagem às suas origens.

O Clube Caçadores das Taipas comemora 100 anos a 23 de novembro de 1923 e o programa para assinalar a efeméride inclui um livro, um monumento, um torneio de futebol de veteranos e um torneio de tiro aos pratos, para lembrar as origens da coletividade, entre atividades que incluem ainda exposições e tertúlias.

Composta por ex-dirigentes do clube e por entidades como a Câmara Municipal de Guimarães e a Junta de Freguesia de Caldelas, a comissão de honra das comemorações apresentou o programa no seu primeiro ato público, na sexta-feira à noite, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas.

O presidente do clube, Bruno Ferreira, usou da palavra para “agradecer o contributo de todos os que ao longo dos anos permitiram que o CC Taipas chegasse aos dias de hoje”, apelando à união de todos para que “o clube possa continuar a crescer no futuro”.

Já o porta-voz da comissão organizadora, Vasco Marques, prometeu um “programa ambicioso”, com “tertúlias, não só para debater a história, mas também para pensar o presente e o futuro do CC Taipas” e a circulação dos “principais troféus do clube em exposições por vários pontos da vila, e até pelos arredores”.

Será criado, tal como já tinha sido anunciado no jantar do 99.º aniversário do clube, “monumento de homenagem ao CC Taipas num ponto central da vila e pode ser alterada a toponímia”, frisou Vasco Marques, que anunciou ainda as equipas participantes no torneio de veteranos: para além do CC Taipas, marcarão presença o Vitória SC, o Sp. Braga e o Benfica.

Será criado o dia do clube, “um momento de festa para ficar na história com muita gente reunida no Montinho” e, de forma a “assinalar as origens do clube”, será organizado um torneio de tiro aos pratos. Ainda nesta senda, será organizado um jogo, ou jogos, de futebol de salão para relembrar os torneios de futebol de salão no ringue do parque.

Para lá da Gala do Centenário e do Jantar do Centenário, uma das principais iniciativas será a apresentação de um livro, “provavelmente em imagens”. Nesse sentido, Vasco Marques lançou um repto: “Há muita gente que tem muito material disperso. O apelo que fazemos é que todos que tenham material antigo do clube, que nos faça chegar”, vincou.

O evento terminou com o rosto da comissão organizadora a fazer votos para a equipa da qual faz parte seja capaz de “dignificar as comemorações deste clube centenário”: “Esperamos estar à altura do clube, para preparar os próximos 100 anos do CC Taipas”, finalizou.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: