skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 agosto 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Carolina Deslandes, António Zambujo e Ana Bacalhau nas Gualterianas

Alberto Couto
Cultura \ segunda-feira, julho 28, 2025
© Direitos reservados
De 1 a 4 de agosto, Guimarães celebra as Festas da Cidade com cultura, tradição e concertos gratuitos no Largo do Toural que prometem encher o coração da cidade.

As emblemáticas Festas Gualterianas regressam a Guimarães entre os dias 1 e 4 de agosto de 2025, com um cartaz que volta a unir tradição e contemporaneidade. No coração da cidade, o Largo do Toural será novamente palco de grandes concertos gratuitos, reunindo nomes sonantes da música nacional.

A 1 de agosto, António Zambujo sobe ao palco com o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, numa homenagem ao cante alentejano e à riqueza da cultura portuguesa. No dia seguinte, Carolina Deslandes apresenta-se com Agir e Rita Rocha, num espetáculo marcado pela amizade e partilha entre gerações musicais. Já a 3 de agosto, Ana Bacalhau, Irma, Paulo de Carvalho e Ricardo Ribeiro juntam-se à Orquestra de Pevidém para um concerto intergeracional que celebra o fado, a soul e a música popular portuguesa.

A par da música, o programa inclui uma vasta oferta de eventos culturais e tradicionais: XXVII Feira de Artesanato, Festival Internacional de Folclore, Batalha de Flores, Feira de Gado, Noites de Fado, Desfile de Charretes Antigas, Arruadas e a majestosa Procissão em Honra de São Gualter. O encerramento, como é tradição, será feito com a imponente Marcha Gualteriana, na noite de 4 de agosto.

A Feira de Artesanato, a decorrer na Alameda de São Dâmaso, apresenta este ano oficinas de olaria, serigrafia e construção de fantoches, concertos e exposições de joalharia inspirada na “Cantarinha dos Namorados”.

Como habitual, haverá bancada no Largo da Mumadona para assistir com maior conforto à Marcha Gualteriana. Os bilhetes rondam os 8 euros e estão à venda na Loja Oficina, Palácio Vila Flor, Casa da Memória e CIAJG.

As Festas Gualterianas mantêm-se como um dos momentos altos do calendário vimaranense, celebrando desde 1906 a identidade cultural de Guimarães e reunindo milhares de pessoas num ambiente de convívio, arte e tradição.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124