skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Campo 3x3 em Fermentões abre espaço para basquetebol ao ar livre

Tiago Mendes Dias
Desporto \ terça-feira, abril 16, 2024
© Direitos reservados
Enquadrado na iniciativa de promoção da Federação Portuguesa de Basquetebol, recinto com trabalho artístico de Nelson Xize e financiado na maioria pela Junta de Freguesia quer dinamizar modalidade.

Dezenas de crianças e jovens, equipados com o branco do Vitória SC, único clube com prática de basquetebol em Guimarães, estrearam no domingo o primeiro campo vimaranense 3x3 Art Basket, vocacionado para jogos de equipas com três elementos. De olhos na única tabela, esses aprendizes da bola ao cesto driblavam, defendiam e aceleravam sobre um piso de cores várias. Um olhar de cima permite apreender mais facilmente o que ali está: uma imagem de D. Afonso Henriques de espada em riste, pronto a atacar o cesto, vendo‐se, na parede lateral, uma bola a pegar fogo assim que bate numa muralha.

A obra tenciona evocar a bravura de quem se dedica à modalidade, dia após dia. “Estou grato por acreditarem no meu trabalho para sensibilizar mentes. Para mim, este trabalho é uma ode ao basquete. Todas as modalidades desportivas são importantes. Quem lhes presta o seu serviço merece ser reconhecido. Pretendi passar a bravura, a força do basquete”, realçou, durante a inauguração do espaço desportivo, na tarde de domingo.

A Junta de Freguesia de Fermentões despendeu a maior parte da verba utilizada na construção do campo 3x3 e do parque infantil contíguo, num terreno adjacente à EB 2 e 3 Fernando Távora. O presidente, António Vilela, lembrou o desafio de Fernando Monteiro, diretor do basquetebol do Vitória e presidente da Associação de Basquetebol de Braga, e agradeceu o apoio da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e da Câmara Municipal de Guimarães.

O presidente da Câmara esteve, aliás, presente na cerimónia, tendo vincado que “um sítio abandonado, com lixo” se transformou pela “simplicidade e beleza” da obra de Nelson Xize e pela iniciativa do presidente da Junta. Domingos Bragança pediu à comunidade para “manter o espaço limpo e asseado”.

A inauguração do 53.º campo 3x3 BasketArt no país contou com o vice‐presidente da FPB, João Leitão, que reiterou o objetivo de pelo menos um recinto como aquele nos 308 municípios de Portugal e pediu “mais campos” para Guimarães, face à dimensão do território.

 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: