Centro de Saúde da Amorosa vai ter novo acesso para ambulâncias
Meramente utilizada para aparcamento automóvel entre dois dos edifícios do bairro de Nossa Senhora da Conceição, a rua da Amorosa vai-se tornar no novo acesso para ambulâncias ao Centro de Saúde da Amorosa. A requalificação em curso está a alargar o acesso entre a rua de cariz residencial, apêndice da estrada que liga a Alameda Alfredo Pimenta à Estrada Nacional 101, e as traseiras da unidade de saúde para permitir o novo uso, tendo merecido uma visita recente do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e da vereadora com o pelouro das Obras Municipais, Sofia Ferreira, informou a autarquia.
Além da requalificação da via, com a consequente abertura a ambulâncias, a intervenção de 40 mil euros prevê ainda a criação de uma zona de cargas e descargas, o tratamento das águas pluviais, a substituição da iluminação pública, a repavimentação do espaço e a criação de uma área comum para lazer junto ao parque infantil, com mobiliário urbano e espaços verdes, destinada ao usufruto dos moradores.
Distribuído pelas unidades de saúde familiar Amorosa XXI e São Nicolau, o Centro de Saúde da Amorosa servia, em 2018, cerca de 24 mil utentes.