skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

AEFH homenageia ex-professores e funcionários lembrando Santos Simões

Redação
Educação \ sexta-feira, outubro 27, 2023
© Direitos reservados
Cerimónia decorreu na quarta-feira, assinalando o dia 25 de outubro de 1957, em que Joaquim Santos Simões, nascido há 100 anos, começou a lecionar na então Escola Industrial e Comercial.

O Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda (AEFH) homenageou, na quarta-feira, os professores e os assistentes operacionais recém-aposentados, lembrando o dia 25 de outubro de 1957, aquele em que Joaquim Santos Simões, personalidade central da cultura e cidadania vimaranenses do século XX, nascida há 100 anos, começou a lecionar na então Escola Industrial e Comercial Francisco de Holanda.

A cerimónia começou com a intervenção de Amaro das Neves, apresentando um filme sobre Santos Simões, na sua versão mais curta, realizado pelo Cineclube de Guimarães. Nesse documentário são dados testemunhos de cidadãos vimaranenses que com ele conviveram e trabalharam ao longo da sua vida. Coube a Amaro das Neves, na sua intervenção, a explicação da escolha da data e a sua relação com o Santos Simões.

O presidente do Conselho Geral, Rui Vítor Costa, interveio para realçar que esta homenagem resultou de uma ideia e de esforços conjuntos dos vários órgãos do Agrupamento de Escolas, aproveitando o centenário de nascimento de Santos Simões para iniciar este tipo de homenagem que, ano a ano, se repetirá. No seu discurso referiu ainda que esta homenagem não se esgotava na cerimónia protocolar pois esta constituía, acima de tudo, uma convocatória aos que agora se reformaram, para não se desligarem do Agrupamento e continuarem a colaborar com ele, não sendo assim desperdiçado todo o capital de conhecimento na posse dos professores e funcionários homenageados. A ideia de família e partilha, referiu, é uma das marcas fundamentais do Agrupamento e assim o deverá a continuar a ser no futuro. Após este discurso foram chamados, um a um, os homenageados e entregues lembranças relativas ao dia.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, discursou a seguir a entrega de lembranças, sublinhou a importância de Santos Simões e das Escolas do Agrupamento para a educação e a cultura em Guimarães, saudando a iniciativa tomada. Encerrou a cerimónia a Diretora do agrupamento, Rosalina Pinheiro, agradecendo todo o trabalho realizado pelos homenageados e desafiando-os, como já acontece com vários professores e assistentes operacionais, a continuarem a colaborar com as Escolas do Agrupamento.

No final, os presentes juntaram-se no Museu do Agrupamento para um convívio que encerrou as comemorações do dia 25 de outubro de 2023.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: