skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
15 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

 A Muralha promove visita ao Paço de S. Cipriano, com mais de 600 anos

Redação
Cultura \ segunda-feira, setembro 11, 2023
© Direitos reservados
Visita guiada a "uma das casas senhoriais mais antigas de Portugal". Encontro na Assembleia de Guimarães às 10h30.

A Muralha – Associação de Guimarães para a Defesa do Património promove no próximo sábado – 16 de setembro – uma visita guiada ao Paço de São Cipriano, em Tabuadelo, de forma a dar a conhecer esta casa senhorial com mais de 600 anos.

O local e encontro para esta visita guiada é a Assembleia de Guimarães, às 10h30, sendo que a deslocação será feita de automóvel, havendo a possibilidade de partilha de boleias até Tabuadelo. As inscrições devem ser feitas por mail (guimaraesmuralha@gmail.com).

“O Paço de S. Cipriano, em Tabuadelo, será seguramente uma das casas senhoriais mais antigas de Portugal. A Casa chegou até aos dias de hoje, funcional e possuidora de uma longa história e de várias adaptações promovidas pelos proprietários, com uma história que conta com mais de seis séculos de existência”, dá conta A Muralha.

O Paço de S.Cipriano está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1977 e adaptou-se ao Turismo de Habitação, que ainda hoje prossegue, em 1982. Nele foram filmadas muitas das principais cenas da novela Lenda da Graça, da RTP em 1999.

A imagem de divulgação faz parte da Coleção de Fotografia da Muralha, data de 1928, e documenta o casamento de Dinis Santiago Carvalho Magalhães com D.Maria de la Concepcion de Navarro e Jordan.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73