O maior tesouro de um povo é a sua Gastronomia
Tenho como certo que todos os momentos altos das nossas vidas foram celebrados à mesa: Casamentos, baptizados, aniversários, negócios, Estrelas Michelin
E quando digo que a Gastronomia é o nosso maior tesouro, não me refiro só à parte lúdica do momento, falo daquilo que a Gastronomia nos proporciona enquanto sociedade, que à mesa partilha mais que voluptuosas iguarias. Na verdade a comida é o veículo perfeito para nos sentarmos frente a frente, olhos nos olhos e partir para a partilha de todos os nossos tesouros, memórias, alegrias, tristezas, segredos e emoções.
Mas também é o imenso Legado criado pelo nosso povo, que durante séculos passou este Património Cultural de gerações em gerações e que a todos pertence, que nos une e nos distingue. Dos principescos banquetes à cozinha do povo, a nossa Gastronomia pauta-se pelo intenso sabor, variedade, originalidade, sustentabilidade. É repleta de histórias, de pessoas, de produtos, de saberes, de sabores, de emoção; emoção essa que hoje tão afincadamente queremos transportar para as nossas mesas, trabalhando o receituário e o produto com respeito e honestidade.
Falo também da Tradição e da inspiração que ela nos fornece, Matriz que ao longo da história foi aceitando alterações que permanecem até aos dias de hoje, falo da tradição sem filtros, rústica, sadia, regulada pela sazonalidade, pelo produto no seu esplendor, pelas sábias mãos das nossas mães, das nossas avós e seus antepassados, é nesta assimilação progressiva que forjamos a nossa Identidade.
Quando viajo (cá dentro e lá fora) nunca me canso de ouvir que temos uma gastronomia fantástica, que temos o melhor peixe, a melhor carne e vinhos entre os melhores do mundo. Quando me perguntam – de onde és? Sou do Norte, sou do Minho, sou de Guimarães! Hum, lá é que se come bem.
Recebo regularmente pessoas de todo o país e do mundo no meu Restaurante, a Cozinha, onde a inspiração é a Cozinha Tradicional Portuguesa, com Inovação é certo, mas mais importante, com Identidade, com respeito pelo produto e pela nossa Cultura Gastronómica, são essas mesmas pessoas que se tornam embaixadores da nossa cidade, do nosso país, da nossa Gastronomia.
Esta é a Cozinha que prometo partilhar nas próximas edições.