skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Celebrar o Dia Mundial de Teatro

Francesca Rayner
Opinião \ quinta-feira, março 18, 2021
© Direitos reservados
Destaca-se o (re)nascer do Teatro Jordão que marcou a vida de muitos vimaranenses no passado e que agora será um centro de criação inovador nas artes visuais e performativas integrado na comunidade.

O dia 27 de Março é o Dia Mundial do Teatro. Em 2021, este dia acontece quando os espaços culturais da Oficina e as outras instituições culturais da cidade estão encerradas. Em vez da expectativa, do prazer e do convívio que normalmente acompanham uma ida ao teatro, este 27 de Março verá os palcos vazios, os atores, as atrizes e os técnicos parados, as luzes de palco apagadas e os públicos em silêncio. Neste ambiente pouco festivo, a pergunta que se coloca é será que devemos celebrar o Dia Mundial de Teatro este ano quando há tantas dificuldades no setor? Porque celebrar o Dia Mundial de Teatro quando não temos teatro ao vivo?

Sem ignorar as dificuldades, há também sinais de esperança. Está previsto que os teatros voltem a abrir a partir de Abril com a programação possível. É um sinal positivo não só do ponto de vista económico e artístico, mas também ao nível humano. Nunca houve tanta necessidade de teatro como agora, para refletirmos em conjunto sobre tudo que aconteceu este ano, para reviver coletivamente as emoções e experiências difíceis, como também cómicas e absurdas que caraterizaram as nossas vidas. Para o Hamlet de Shakespeare, como para muitos que gostam do teatro, os atores e as atrizes são “as crónicas e os retratos do seu tempo” e, refletindo assim sobre o nosso presente, também ajudam a construir um futuro. Durante a pandemia, por exemplo, houve experiências interessantes de criação e de pensamento online que vão fazer parte do futuro do teatro.

Mas ao nível de sinais de esperança, destaca-se o (re)nascer em Guimarães do Teatro Jordão que marcou a vida de muitos vimaranenses no passado e que agora será um centro de criação inovador nas artes visuais e performativas integrado na sua comunidade. A inauguração do Teatro em Junho de 2021 será de portas abertas para a comunidade envolvente através de visitas guiadas conduzidas pelos futuros ocupantes do espaço. Mantém-se assim a tradição de um teatro com forte implantação local, mas agora com circulação local e nacional de criações diversas. A instalação da formação artística e académica no Teatro Jordão assegurará uma regularidade ao nível de espetáculos, exposições e palestras e uma amostra da variedade das formas de teatro para os públicos de Guimarães, do mais íntimo ao espetáculo de maior dimensão, do mais canónico ao mais experimental. Pretenderá envolver as comunidades de Guimarães de forma ativa como cidadãos e não como consumidores passivos, pensando sempre na heterogeneidade destas comunidades. Por isso, sim, devemos celebrar o Dia Mundial do Teatro online através das sessões de leitura ou visionamento de espetáculos que estão a ser programados para este dia e a partir da primavera voltar a relembrar o poder e o prazer do teatro.    

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: