skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Xico Andebol vai disputar fase de subida e garante desde já permanência

Redação
Desporto \ segunda-feira, março 25, 2024
© Direitos reservados
Sexto classificado na primeira fase da novel Divisão de Honra, após um percurso em que chegou a liderar, marcado pelo equilíbrio entre equipas, clube escolar vai disputar acesso ao escalão maior.

A permanência na Divisão de Honra, campeonato constituído nesta época, é já uma certeza para o Clube Desportivo Xico Andebol, mas a época 2023/24 ainda pode reservar algo mais ao emblema de Guimarães. A equipa treinada por Pedro Correia encerrou a primeira fase do campeonato no sábado, classificando-se no sexto lugar, o último de acesso à fase de subida ao Campeonato Nacional Andebol 1, a elite da modalidade em Portugal.

Os escolares ocupavam até o segundo lugar, após a 20.ª jornada, com 45 pontos, apenas com o São Bernardo acima, mas as derrotas nos dois últimos jogos, no pavilhão do Ginásio de Santo Tirso, por 39-30, e em sua casa, perante o Sporting da Horta (22-33), no sábado, atiraram a equipa azul e amarela para o sexto lugar, o último de apuramento, atrás dos aveirenses do São Bernardo, do Dom Fuas AC, do Ginásio de Santo Tirso, do Sporting da Horta e do Académico do Funchal.

O equilíbrio marcou, aliás, a batalha pelos lugares da frente, com a turma vimaranense a assumir o primeiro lugar após a 12.ª jornada, entre uma permanente oscilação de posições. O ataque foi a característica que distinguiu o Xico pela positiva: os comandados de Pedro Correia marcaram 626 golos na primeira fase, o segundo maior número, apenas batido pelo Académico do Funchal. Os escolares sentiram maiores dificuldades na hora de travar os ataques adversários. Foram a quarta pior defesa, com 625 tentos sofridos.

Em nota publicada nas redes sociais, o Xico Andebol destaca o apuramento como um “feito heroico”, de atletas com “valor e determinação”, num contexto de “recursos substanciais dos adversários” e de adversidades, “algumas delas criadas artificialmente e infundadas”. “Este grupo é o expoente máximo de mais 17 equipas, a única entidade formadora certificada nos dois géneros do distrito, com nível máximo de certificação, uma das quatro a nível nacional”, refere a nota.

A fase de subida, disputada a duas voltas, começa no fim de semana de 13 e 14 de abril e encerra a 10 de junho.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: