skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Copos reutilizáveis da Vitrus chegam às vilas. Público escolhe os desenhos

Redação
Ambiente \ segunda-feira, novembro 20, 2023
© Direitos reservados
Em vigor desde 2018, sobretudo para eventos de massas na cidade, os copos estarão também em festas e nas escolas das vilas. Cada vila vai ter um desenho escolhido a partir de três propostas.

A partir de 02 de dezembro, as pessoas podem votar, através das redes sociais, no desenho que os copos reutilizáveis da empresa municipal Vitrus terão em cada uma das vilas do concelho de Guimarães, entre as três propostas ao dispor para cada vila. Esse é o primeiro passo para a descentralização do projeto Care, em vigor na cidade desde 2018, principalmente em eventos para massas. Esses copos são ilustrados com o Castelo de Guimarães, com a inscrição “Aqui nasceu Portugal”, com a estátua de Mumadona Dias, junto ao tribunal, e com o Padrão da Oliveira.

“Estes copos são para serem utilizados nas vilas, nas festas que lá existem, nas escolas, nos centros sociais. Vamos fazer um trabalho de cada vez maior proximidade para vermos efetivamente onde faz mais sentido a aplicabilidade, para reduzirmos ao máximo os copos descartáveis em detrimento dos copos reutilizáveis”, frisa o administrador executivo da Vitrus, João Pedro Castro, à margem da apresentação decorrida na arcada do antigo edifício dos Paços do Concelho, entre as praças de Santiago e da Oliveira.

A empresa municipal pretende iniciar a produção de copos com a maior brevidade possível depois de concluído o período de votação, de cerca de um mês, acrescenta. Essa primeira descentralização do Care vai preceder uma outra, para todas as restantes freguesias do concelho de Guimarães, com a intenção de se reduzir o desperdício de plástico.

“Vamos tentar perceber como é que este modelo vai funcionar nas vilas. Quando avançarmos para as restantes freguesias, já vamos ter o historial do seu funcionamento nas vilas. À partida, os moldes são os mesmos. Como cidadãos, temos de fazer alterações no nosso quotidiano e nos nossos comportamentos para evitar o descarte absurdo de plástico”, defende o responsável, a propósito de um projeto financiado com recursos internos da Vitrus. Na cidade, por exemplo, o projeto Care abarcou 135 eventos desde 2018, ao livre ou em espaços como o Multiusos de Guimarães, onde a Receção ao Caloiro tem sido um dos exemplos dessa transformação, adiantou.

Enquadrada na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a apresentação contou com os presidentes ou membros dos executivos das nove vilas do concelho de Guimarães. O presidente da Vitrus realçou que o projeto “precisava de uma nova face”. “Precisava não só de mudar a imagem, mas a finalidade seria essencialmente a de chegar às nove vilas do concelho de Guimarães”, referiu.

Já a vereadora municipal para o ambiente, Sofia Ferreira, disse que a gestão de resíduos é uma das áreas em que a Vitrus se tem destacado e enalteceu o “bairrismo saudável” que a votação dos desenhos pode desencadear, envolvendo as populações das vilas.

 

Lugares à escolha em cada vila 

Brito

Junta de Freguesia

Igreja Paroquial

Espaços Criativos

 

Caldas das Taipas

Ara de Trajano

Banhos Velhos

Pontilhão

 

Lordelo

Igreja de São João de Calvos

Igreja Velha

Parque de Lazer

 

Moreira de Cónegos

Estádio do Moreirense FC

Moinhos

Cruzeiro Senhora d'Ajuda

 

Ponte

Junta de Freguesia 

Ponte de Campelos

Obelisco

 

Ronfe

Avenida da Igreja

Parque Desportivo

Centro Escolar

 

Serzedelo

Igreja Românica

Capela Senhoras do Monte

Ponte do Soeiro

 

São Torcato

Igreja Velha

Basílica de São Torcato

Campo d'Ataca

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: