skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 fevereiro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vitrus prevê inaugurar Centro de Inovação no âmbito do 15.º aniversário

Redação
Ambiente \ terça-feira, fevereiro 11, 2025
© Direitos reservados
Instalado na Casa de Dardos, junto ao Multiusos, o Centro de Inovação Vitrus Ambiente é uma das iniciativas que sobressai num ano comemorativo da empresa municipal.

Fundada a 1 de outubro de 2010, a Vitrus Ambiente celebra 15 anos com um programa de eventos e projetos que se estende até ao final do ano. Uma das iniciativas que sobressai em 2025 é a inauguração do Centro de Inovação Vitrus Ambiente (CIVA), realizado em parceria com a Câmara Municipal, para desenvolver projetos ambientais e partilhar conhecimento com a comunidade.

Sob o lema “15 Anos a Cuidar de Guimarães”, a empresa propõe iniciativas para envolver a comunidade na construção de um futuro mais sustentável. Destaque para o debate sobre o “Impacto da Inteligência Artificial na ação ambiental”, que ocorrerá já esta sexta-feira na próxima edição dos Vitrus Talks.

Em abril, Guimarães receberá o secretário de estado do ambiente, Emídio Sousa, que discutirá os desafios e estratégias de adaptação às alterações climáticas. 

As comemorações serão encerradas com o lançamento, em outubro, do livro “História dos 15 Anos da Vitrus”.

Segundo Sérgio Castro Rocha, presidente do conselho, “a Vitrus tem sido apontada como uma empresa de referência a nível nacional, com um nível de operacionalidade eficiente nos serviços prestados aos vimaranenses. Crescemos exponencialmente, expandindo a nossa atuação e cumprindo os objetivos com ambição de continuar a servir a comunidade.”

Ao longo dos anos, a Vitrus consolidou a sua posição em Guimarães, oferecendo serviços essenciais como recolha de resíduos, manutenção dos espaços verdes, fiscalização ambiental, limpeza de edifícios públicos, gestão de estacionamento, proteção das linhas de água e transporte flexível com o Vitrusbus. O sucesso da empresa foi reconhecido com distinções nacionais e internacionais, entre elas o Prémio Nacional de Sustentabilidade (2023) e o Prémio Internacional Escobas de Plata (2024).

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #89