Vitória perde terceiro jogo e meia-final com Colégio Efanor
A caminhada do Vitória SC na luta pelo título encontrou um “STOP” definitivo na Senhora da Hora, no pavilhão do PV2014/Colégio Efanor. Depois da derrota por 3-1 no primeiro jogo da meia-final da Liga LIDL e do desaire pela margem máxima em casa, no segundo jogo, as jogadoras de preto e branco voltaram a perder por 3-1 em reduto alheio, numa derrota as afastou da final.
Após um terceiro jogo com parciais de 22-25, 25-15, 25-20 e 25-12, a ronda decisiva vai ser disputada entre PV2014/Colégio Efanor e FC Porto, que eliminou o Sporting na outra meia-final, também ao cabo de três encontros.
As vitorianas até estiveram em desvantagem na maior parte do primeiro set, mas viraram-no a seu favor após a igualdade a 17 pontos, primeiro nos serviços de Florencia Giorgi e depois nos de Azul Benítez, aliando as dificuldades criadas à receção do Colégio Efanor com uma defesa capaz de salvar inúmeras bolas difíceis para lançar contra-ataques certeiros.
Encerrado o primeiro set, o Vitória foi incapaz de infligir os mesmos danos a um oponente com serviços difíceis de parar, não pela força, mas pela trajetória da bola e pelo critério com que atacava os pontos fracos do Vitória, pelo bloco robusto e pela defesa que aparecia em todo o lado quando o Vitória lograva ultrapassar esse mesmo bloco. Do outro lado da rede, a rapidez e imprevisibilidade de Ana Couto no passe dificultavam a tarefa vitoriana na hora de organizar blocos e defesas.
Incapaz de mitigar este desnível nos três sets que se seguiram, o Vitória viu frustradas as esperanças de uma final após um campeonato em crescendo, com uma segunda fase em que se impulsionou na tabela rumo ao terceiro lugar que lhe valeu a presença na meia-final.