skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vitória inicia fase de manutenção em Setúbal,Xico fase de subida nos Açores

Redação
Desporto \ sexta-feira, março 29, 2024
© Direitos reservados
Equipa preta e branca parte na dianteira e defronta também Avanca e Gaia, a duas voltas. Escolares decidem quem sobe à elite em 10 jornadas. Ambas as fases começam a 13 de abril.

O fim de semana de 13 e 14 de abril marca o regresso das duas principais divisões nacionais de andebol, com o Vitória SC a iniciar a fase de manutenção no Campeonato Nacional Andebol 1 e o CD Xico Andebol a começar a fase de subida na Divisão de Honra, de luta pelo acesso ao escalão principal.

Atirado para a fase de manutenção após o nono lugar na primeira fase, fruto de uma ponta final com quatro derrotas, quando bastaria um empate para garantir uma das oito primeiras posições e a permanência automática no escalão maior, o Vitória inicia a segunda fase do campeonato em Setúbal, perante o homónimo sadino, em jogo provisoriamente marcado para 13 de abril. A equipa treinada por Eduardo Fernandes recebe, depois, a Artística de Avanca, em 20 de abril, e visita o FC Gaia, no dia 27, defrontando esses adversários pela mesma ordem na segunda volta, até 25 de maio, trocando a condição de anfitrião e de forasteiro.

As equipas iniciam essa fase com metade dos pontos conquistados na primeira fase: o Vitória parte, por isso, na frente, com 19 pontos, seguido do FC Gaia, com 17, da Artística de Avanca, com 16, e o Vitória de Setúbal, com 13.

O Xico Andebol disputa a fase de subida ao escalão principal entre 13 de abril e 10 de junho, começando com uma visita aos Açores, para defrontar o Sporting da Horta. A turma vimaranense enfrenta depois o São Bernardo, o Dom Fuas, o Académico do Funchal e o Ginásio de Santo Tirso, repetindo essa ordem na segunda volta, embora trocando a condição de anfitrião e de forasteiro. Na 10.ª e última jornada, os escolares recebem os tirsenses.

A equipa treinada por Pedro Correia garantiu o sexto e último lugar de acesso à luta pela subida durante uma primeira fase equilibrada, que se reflete nos pontos com que as equipas iniciam o ciclo decisivo do campeonato: o São Bernardo parte na frente, com 27 pontos, seguido pelo Dom Fuas, com 26, e pelas restantes quatro equipas, com 24.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: