Vitória com melhor lugar de sempre na 1.ª Divisão. Miguel Oliveira brilha
A competir na 1.ª Divisão Nacional masculina de clubes em natação desde 2022, o Vitória SC alcançou a melhor classificação entre a elite no passado fim de semana. Os sete nadadores que envergaram a touca preta e branca carimbaram o sexto lugar após a conclusão das 19 provas que se realizaram no sábado e no domingo, nas Piscinas Municipais de Quarteira, no concelho de Loulé, no Algarve.
A formação vitoriana terminou o campeonato com 182 pontos, em igualdade com o vizinho Sporting de Braga, e apenas foi superada pelo Benfica, campeão nacional com 295 pontos, pelo FC Porto, segundo classificado, com 273, pelo Algés e Dafundo, terceiro, com 239, pelo Sporting, quarto, com 195, e pelo Louletano, quinto, com 190.
A equipa de Guimarães competiu com Miguel Medeiros, Daniel Tavares, Tomás Sousa, João Nogueira Costa, Alexandre Amorim, Gonçalo Freitas e Miguel Oliveira, o nadador vitoriano que mais se distinguiu no fim de semana.
A cumprir o primeiro ano como júnior, Miguel Oliveira venceu a prova de 100 metros costas – o único primeiro lugar do Vitória no fim de semana – e logo com um recorde nacional do escalão. Ao obter a marca de 53,79 segundos, o atleta baixou quase um segundo ao recorde que já lhe pertencia, fixado em novembro. No Campeonato Territorial de Juvenis, Juniores e Seniores da Associação de Natação do Norte de Portugal, disputado em Felgueiras, Miguel Oliveira havia conseguido a marca de 54,74 segundos.
O nadador foi ainda quarto classificado nos 50 metros costas e contribuiu ainda para os quartos lugares do Vitória SC nas estafetas de 4x100 metros livres e 4x100 metros estilos. Alexandre Amorim também esteve em evidência, ao garantir o segundo lugar nos 50 metros bruços e o terceiro nos 100 bruços, além de participar nas estafetas. O olímpico João Nogueira Costa foi quarto classificado na prova de 200 metros costas.
A União Piedense, o Clube Náutico Académico de Coimbra e o Clube Fluvial Vilacondense, respetivamente 14.º, 15.º e 16.º da classificação, desceram à 2.ª Divisão Nacional.