Urgezes com ação de formação sobre impressão 3D e oficina de upcycling
O planeta está a aquecer e as atividades instrutivas para melhorar o comportamento para com o ambiente, a aumentar. Articulada com o Laboratório da Paisagem, a Junta de Freguesia de Urgezes lança um programa didático, a decorrer a 9 de outubro, no âmbito do Urgezes Circular - projeto financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.
O plano começa logo pelas 10h00, com uma ação de formação Impressão 3D – Reparar e Reciclar. Será uma demonstração teórico-prática de possíveis usos da impressão 3D na reparação de diferentes componentes de equipamentos em diferentes áreas de atividade. Serão ainda exploradas as potencialidades deste método construtivo na promoção de uma economia mais circular. A sessão, que prevê uma demonstração de impressão 3D in loco e o esclarecimento de dúvidas no uso deste equipamento, terá como formadores Nélson Lima, Joel Silva e Hayley James, da empresa 3Dadd.
De tarde, pelas 15h00, Alexandra Arnóbio, da Upcycling Projects, será a responsável pela Oficina de Upcycling – O Passado no Futuro. Nela serão explorados os conceitos do upcycling, que visa a transformação de resíduos em produtos de maior valor acrescentado tendo sempre preocupação com o design, bem como fomentar a consciência ambiental e reduzir a pegada ecológica, promover a sustentabilidade, eliminar resíduos e estimular a criatividade dos participantes.
As duas sessões são gratuitas, mas requerem inscrição prévia, que pode ser feita através do site do Laboratório da Paisagem.