skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
10 setembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Universidade do Minho acolhe mais de 2500 novos estudantes

Sofia Rodrigues
Educação \ quarta-feira, setembro 10, 2025
© Direitos reservados
Mais de 2500 novos estudantes iniciaram esta semana a integração na Universidade do Minho, através de um programa de acolhimento com atividades culturais, desportivas e académicas.

A Universidade do Minho (UMinho) deu as boas-vindas a mais de 2500 novos estudantes, que começaram esta semana a descobrir a academia e as cidades de Braga e Guimarães, através de um programa de acolhimento cultural, recreativo e desportivo. A iniciativa é coordenada pela Reitoria, pelas unidades orgânicas e pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), no âmbito do projeto sou.uminho 5.0, com apoio do PRR e em colaboração com os municípios de Braga e Guimarães.

As atividades começaram nos dias 9 e 10 de setembro, nos campi de Azurém, em Guimarães, e Gualtar, em Braga. Os novos alunos percorreram várias “linhas” e “paragens” que integram o seu quotidiano académico, como bibliotecas, serviços e cantinas, sempre acompanhados por 600 colegas integradores e embaixadores.

Na quinta-feira, dia 11, cada Escola e Instituto da UMinho promoveu sessões de acolhimento específicas, incluindo visitas às instalações e contacto com docentes e técnicos. A tarde foi dedicada ao momento “Descobre-te”, que apresentou núcleos, associações, grupos culturais e clubes desportivos da academia. O programa incluiu ainda atividades como sessões de ioga, um workshop de bricolage e cinema ao ar livre.

Já na sexta-feira, dia 12, a manhã foi reservada à integração dos cerca de 250 alunos de intercâmbio, provenientes de 30 países, entre os quais Canadá, Brasil, China, Tailândia e Japão. À tarde, estes juntaram-se aos restantes colegas para a sessão oficial de boas-vindas, às 17h00, no anfiteatro natural do campus de Gualtar, com a presença do reitor, Rui Vieira de Castro, e do presidente da AAUMinho, Luís Guedes. A partir das 14h00, o espaço recebeu praça de alimentação, showcooking e zona desportiva, culminando num sarau com grupos culturais.

O programa de acolhimento irá prolonga-se nas próximas semanas sendo que, entre as atividades previstas destacam-se a receção nas piscinas da Rodovia, em Braga, a 17 de setembro, a integração dos estudantes da segunda fase de candidaturas, a 18 de setembro, uma feira de segunda mão em Gualtar, a 23 e 24 de setembro, e as sessões de café UMBuddy em Azurém e Gualtar, a 24 de setembro.

Já em Guimarães, os estudantes terão ainda as tradicionais serenatas velhas, a 30 de setembro, a latada, a 1 de outubro, e concertos noturnos com artistas reconhecidos, entre 1 e 4 de outubro.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124