UMinho assinala Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas
A Escola de Ciências da Universidade do Minho promove esta sexta-feira, dia 4, às 21h, no seu facebook, uma tertúlia comemorativa do arranque da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas. A sessão conta com as professoras Cláudia Pascoal, do Departamento de Biologia, Maria Sameiro Gonçalves, do Departamento de Química, e Teresa Valente, do Departamento de Ciências da Terra, sendo a moderação de Paula R. Nogueira, investigadora da Universidade de Coimbra.
O evento antecede o Dia Mundial do Ambiente e realiza-se fisicamente no espaço B-Lounge da Biblioteca Geral da UMinho em Braga, mas com acesso restrito. Esta é uma atividade preparatória da “Noite Europeia dos Investigadores 2021”, que está marcada para novembro, tem o tema “Science for Climate” e é cofinanciada pelo Programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia - Ações Marie Sklodowska-Curie. A sessão tem ainda o apoio dos Serviços de Documentação e Bibliotecas e a Casa do Conhecimento da UMinho.
A Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, decorre de 2021 a 2030 e é um apelo urgente para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, para o benefício das pessoas e da natureza. Pretende prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos, contribuindo para erradicar a pobreza, combater as mudanças climáticas, melhorar a capacidade dos ecossistemas, aumentar a segurança dos alimentos, melhorar a disponibilidade de água e prevenir uma extinção em massa.