Convenção sobre tradições das tunas realiza-se em Guimarães até quinta
Depois das atuações informais de sexta-feira, em plena Oliveira, a segunda edição da Convenção Mundial da Tudo Tunos Decanos de Ibero-América realiza o primeiro momento indoor este sábado em Guimarães e permanece na cidade até quinta-feira, 14 de setembro.
O evento reúne mais de 100 tunos veteranos para a promoção das tradições das tunas, com respeito pelos “usos e costumes de cada um dos países” que acolhe essas tunas; a associação em causa reúne tunos de 15 países: Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos da América, Guatemala, México, Países Baixos, Panamá, Peru, Portugal e Porto Rico.
Além da animação destinada todos os dias ao centro histórico todos os dias, a convenção inclui as jornadas culturais no Teatro Jordão, sob o tema “Renovação e rejuvenescimento nas Tunas Universitárias”, a partir das 15h00 de sábado, uma missa e uma ronda a São Nicolau, às 19h00 de sábado, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, um concerto com música de cada país representado na convenção a partir das 17h00 de domingo, no auditório da Associação Familiar Vimaranense, e um outro concerto no Jordão, a partir das 21h00 de terça-feira.
Em Santiago de Compostela, haverá uma receção oficial na Reitoria da Universidade de Santiago de Compostela e uma apresentação musical no Museu Casa de la Troya, nos dias 15 e 16 de setembro. No derradeiro o dia, o Auditório do Coléxio La Salle recebe as Xornadas Culturais e um concerto.