skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Torneio de Retórica regressa em dezembro. Abarca 1700 alunos do 11.º ano

Redação
Educação \ quarta-feira, novembro 29, 2023
© Direitos reservados
Destinada às 70 turmas das escolas secundárias do concelho, a terceira edição da iniciativa começa em 11 de dezembro e estende-se até junho de 2024, com discussão de temas atuais e intemporais.

O Torneio de Retórica está de volta, praticamente um mês depois da final da segunda edição, que reuniu um grupo de estudantes da Escola Secundária Martins Sarmento e um outro da Escola Secundária de Caldas das Taipas no auditório do Teatro Jordão.

Apresentada nesta terça-feira, a terceira edição da iniciativa destina-se às 70 turmas do 11.º ano de escolaridade em todo o concelho de Guimarães, num universo que atinge os 1.700 alunos, e gera já “um enorme entusiasmo”, Francisco Teixeira, presidente da Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense (ASMAV), instituição que promove o torneio, em articulação com a Câmara Municipal de Guimarães, representada, na apresentação, pela vice-presidente Adelina Paula Pinto.

“O que se pode esperar é um enorme entusiasmo. Reparamos que os jovens já estão na expetativa de quando vai ser o torneio de retórica. É um fenómeno relativamente novo. Ainda antes do torneio começar, os jovens por sua própria iniciativa já estão à espera de como vai ser”, diz ao Jornal de Guimarães.

Francisco Teixeira refere ainda que algumas das questões debatidas serão parecidas às das edições interiores, até por tratarem de temas que são eternos, e outras mais relacionadas com a atualidade, como a da eventual pedonalização do centro histórico de Guimarães. “Um dos temas na primeira fase será a discussão sobre sim ou não ao projeto da Câmara para pedonalizar o centro histórico neste momento em discussão pública. Vão ter de se informar, estudar e pronunciar sobre o assunto”, refere, lembrando que há alunos que vão ter de argumentar a favor de posições contrárias às que realmente defendem.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: