skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Tiago Gil Oliveira é presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências

Redação
Ciência & Tecnologia \ quinta-feira, maio 11, 2023
© Direitos reservados
Reconhecido pelo estudo da doença de Alzheimer, investigador vimaranense ligado ao Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho foi eleito para liderar o organismo até 2027.

O novo presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências é Tiago Gil Oliveira, investigador de Guimarães ligado ao Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho (UMinho). Eleito na semana passada, o ainda professor da Escola de Medicina da UMinho está incumbido de, até 2027, liderar um organismo cuja missão é a de “promover o estudo do sistema nervoso pela comunidade científica nacional e internacional e comunicar com a população em geral as implicações dos avanços científicos na área”.

Natural de Azurém, Tiago Gil Oliveira tem-se dedicado ao estudo da doença de Alzheimer, com o objetivo de encontrar novas armas terapêuticas de combate à doença, tendo recebido Prémio Pfizer 2022 na vertente de investigação clínica, que premeia o trabalho na procura de determinantes da neuropatologia da doença de Alzheimer, um prémio atribuído pela Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa e pela Pfizer.

Com doutoramento concluído através dos cursos de medicina da Universidade do Minho e da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, Tiago Gil Oliveira também recebeu as Bolsas D. Manuel de Mello, de incentivo à investigação e ao desenvolvimento de melhores práticas clínicas para doentes, em 2021 e 2022.

Além de investigador, Tiago Gil Oliveira também é um comunicador da investigação sobre a doença de Alzheimer, através das sessões do Café Memória, um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70