skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
22 novembro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Tempo Livre: Plataforma digital visa melhorar condição física e destreza

Redação
Sociedade \ quinta-feira, julho 08, 2021
© Direitos reservados
Recurso tecnológico permitirá aos investigadores do ICVS aferir e recolher dados sobre o equilíbrio, a velocidade da marcha, a amplitude da passada e outros aspetos relevantes sobre a condição física.

A Tempo Livre em parceria com o ICVS – Escola de Medicina da Universidade do Minho, vai disponibilizar aos participantes do programa "Vida Feliz" acesso à plataforma digital Win Track, que estará alojada nas instalações do Centro de Medicina Desportiva, sediado na Pista de Atletismo Gémeos Castro.

As quedas são responsáveis por muitas lesões incapacitantes e até mortes acidentais nos idosos, sendo importante aferir o estado de saúde física dos participantes do "Vida Feliz", o que permitirá aos coordenadores médicos orientar o trabalho conjunto com a equipa de professores de atividade física, numa lógica preventiva e orientada para a melhoria de algumas capacidades adjacentes a esta problemática incidente nas faixas etárias mais avançadas.

Para além da plataforma, o ICVS destacará uma equipa de profissionais para avaliar outros parâmetros físicos dos participantes.

O ICVS é o parceiro científico do programa "Vida Feliz", um projeto de envelhecimento ativo, desenvolvido pela Tempo Livre com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, direcionado para a população de Guimarães com idade igual ou superior a 55 anos.

A monitorização e a validação científica do trabalho realizado pela equipa de professores de atividade física, é uma dimensão importante na parceria e permite, entre outros, aferir o impacto da implementação das atividades na qualidade de vida dos participantes.

O programa Vida Feliz foi lançado em 2018, tendo-se verificado um crescimento exponencial até 2020, contando nessa altura com mais de 1200 participantes. A pandemia veio interromper essa trajetória de crescimento, contando o projeto atualmente com 200 participantes, num processo paulatino de retoma.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #83