skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
14 maio 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Taipas recebe 14.ª edição dos Banhos Velhos de agosto a setembro

Redação
Cultura \ quarta-feira, maio 14, 2025
© Direitos reservados
Mão Morta, emmy Curl e Rita Vian são parte dos nomes no programa da 14ª edição dos Banhos Velhos, que contará com música, cinema, tertúlias, teatro, ateliers e visitas guiadas de entrada livre.

A apresentação do programa da 14ª edição dos Banhos Velhos realizou-se esta quarta-feira, dia 14 de maio, com a presença de Sofia Ferreira, presidente da direção das Taipas Termal, Luís Mota, programador dos Banhos Velhos, e o artista João Gonçalves, mais conhecido por Theo. Estiveram também presentes outros membros da direção das Taipas Termal, nomeadamente Miguel Frazão, vice-presidente, e o diretor executivo Luís Soares.

De agosto a setembro, o público poderá contar com um leque de atividades que se estende pela música, cinema, tertúlias, teatro, ateliers infantis, visitas guiadas diurnas e noturnas e até uma noite de astronomia. Os Banhos Velhos arrancam no final do mês, a 28 de maio, às 11h00, no Museu Termal dos Banhos Velhos, com um workshop de escrita criativa destinado ao público escolar, dinamizado por Jaime Costa, professor da Universidade do Minho.

Já a vertente musical da programação terá início a 6 de junho, às 22h00, com os espetáculos de Marquise, que apresenta em concerto o seu primeiro LP, "Ela Caiu", e Rita Vian, com a fusão de música eletrónica e tradicional no seu novo EP "CAOS’A".

A 4 de julho será a vez da artista de 17 anos emmy Curl, que homenageia o folclore português, regressando aos palcos com o álbum "Pastoral", recentemente distinguido com o Prémio José Afonso 2025. Também se apresentará Homem em Catarse, alter ego do multi-instrumentalista Afonso Dorido, criador do disco "catarse natural", distinguido em várias publicações como um dos melhores discos nacionais de 2024.

O mês de agosto terá direito a três dias de concertos, com "Noite de Fados" pelo Grupo de Fados da vila, no dia 9, Ganso e IBSXJAUR a 22, e as bandas taipenses Noise At Valve, Correr Andar e Theo no dia 23.

Cartaz de junho e julho da 14.ª edição dos Banhos Velhos

 

Bandas taipenses em destaque no dia extra dos Banhos Velhos

Este ano, a música estende-se por mais um dia nos Banhos Velhos. Segundo Luís Mota, o dia extra desta 14.ª edição, a 23 de agosto, intitulado "Concerto Made In Taipas", será dedicado ao talento taipense, com o objetivo de incentivar os jovens locais a enveredar pela cultura.
"Chamámos três bandas nascidas e criadas aqui na vila", referiu. "É uma maneira de fomentar e motivar mais jovens a seguir as pisadas da cultura, para que continuem a sair das Taipas nomes como muitos que já fizeram sucesso lá fora", destacou o programador, acrescentando que o principal intuito é que os jovens possam "olhar para os Banhos Velhos e ver um palco onde têm oportunidade para ir (...) esse é um dos papéis que os Banhos Velhos têm de ter na comunidade."

Presente na apresentação do programa, Theo referiu ser "um misto de entusiasmo e emoção" tocar pela primeira vez nos Banhos Velhos. "Acho que isto pode ser um ponto de viragem para que as bandas da terra tenham oportunidade de pisar estes palcos", acrescentou o artista "nascido e criado nas Taipas".

A programação prossegue com cinema ao ar livre em noites de verão, com a exibição do premiado filme "Small Things Like These", de Tim Mielants, a 30 de julho, "Emilia Pérez", de Jacques Audiard, a 6 de agosto, e "Grand Tour", de Miguel Gomes, a 20 de agosto.

Além disso, haverá ateliers infantis que vão desde contos de histórias a aulas de olaria, além da noite de astronomia e da visita noturna ao património termal.

Para Sofia Ferreira, a programação é vasta e adaptada a todas as idades e públicos. "Quer os jovens, quer as crianças e adultos que participarem ao longo destas diversas atividades terão a possibilidade de ter experiências enriquecedoras e sairão daqui com vontade de regressar", sublinhou.

Cartaz de agosto e setembro da 14.ª edição dos Banhos Velhos

 

Cultura como motor para revitalizar o património termal das Taipas

Sofia Ferreira frisou ainda que os Banhos Velhos acabam também por "reconhecer e materializar os objetivos do município na dinamização cultural do território", contribuindo para a descentralização cultural e dando oportunidade ao talento local.

Um dos objetivos das Taipas Turitermas, a primeira régie cooperativa constituída em Portugal há 40 anos, responsável pelos Banhos Velhos, é "preservar e divulgar a estância termal das Taipas, que é património material e que desta forma tem sido não só preservada como tem ganho vida", frisou Sofia Ferreira, membro da direção da Taipas Turitermas. "Estarmos aqui hoje é o reconhecimento de que estamos a preservar o nosso espaço (...) Estamos-lhe a dar vida e condições para que a comunidade possa usufruir desta riqueza", acrescentou.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #96