
SMS exibe “Aqueles que ficaram (Em toda a parte todo o mundo tem)” dia 20
No próximo dia 20 de maio, às 21h00, o Salão Nobre exibe o documentário "Aqueles que ficaram (Em toda a parte todo o mundo tem)", com entrada gratuita.
Na sessão, será apresentado um documentário que dá voz aos familiares de resistentes, aqueles que enfrentaram, em silêncio, as consequências do regime do Estado Novo. Portugal viveu 41 anos sob um regime que prendeu, torturou e exilou quem se lhe opunha. Depois de outros trabalhos focados em presos políticos, clandestinos, exilados e deportados, chega agora o momento de ouvir filhos, filhas e mulheres que viveram em silêncio. Partindo de 28 testemunhos recolhidos no âmbito de uma investigação académica em História Contemporânea, parte de um conjunto mais alargado de cerca de 100 entrevistas, o filme guia-nos por histórias de vida marcadas por privações materiais e emocionais, por vezes vividas ainda na infância.
Após a exibição do documentário,haverá uma apresentação do livro "Os Impactos da Ditadura nas Famílias dos Opositores Políticos", da autora Marianela Valverde.