
SMS acolhe “Ingerir Sem Digerir" dos alunos de Artes Visuais da UMinho
No próximo dia 23 de maio, sexta-feira,, pelas 18h00, inaugura-se a exposição “Ingerir Sem Digerir”, dos alunos finalistas da licenciatura de Artes Visuais, EAAD da Universidade do Minho, na galeria de exposições da Sociedade Martins Sarmento (SMS). A exposição estará patente até 29 de junho, de terça a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, sendo a inauguração de entrada gratuita.
"Metes-me o mundo à boca e obrigas-me a engolir, alimentas-me de guerras, de bombas, de tristezas, de crises, de mortes e de um futuro sem saída que não tarda em chegar. Forças-me a comer sem nunca me ensinar a mastigar, como faço eu para dissecar estas coisas? Para as moer, compreender e aguentar? Não faço. Engulo tudo por inteiro. Não te queixes quando me vir forçado a derramar o mundo aos teus pés", descrevem os responsáveis pela exposição no comunicado de imprensa.
"Os projetos que apresentamos hoje denotam um fim de ciclo e refletem um sentimento comum de digestão. A partir de diversas técnicas e diferentes matérias procuramos mostrar respostas às inquietações de cada um, às coisas que nos forçam a ver, viver e comer sem nos dar espaço, nem tempo, nem ferramentas para as dissecar. O que fazemos e dizemos quando estamos a ser obrigados a ingerir um mundo instável e irrequieto onde não somos bem-vindos?", explicam Ana Versos e finalistas da Licenciatura Artes Visuais, EAAD da Universidade do Minho, quanto ao significado da sua exposição.