
Serzedelo acolhe "Festa das Cruzes" de 3 a 4 de maio
A Festa das Cruzes floridas, uma festa de tradição centrada na devoção à Santa Cruz e à comunidade, realiza-se de 3 a 4 de maio, em Serzedelo. Um dos pontos altos da festa acontece no sábado, dia 3 de maio, com a ornamentação das 16 cruzes de madeira com pétalas de flores naturais.
Durante o final da manhã e início da tarde de domingo, dia 4 de maio, estas cruzes florais serão posteriormente colocadas nos nichos de pedra, encimadas pela imagem de Jesus, ao longo do percurso entre o Largo da Igreja e a Capela do Senhor do Calvário. Pelas 15h00 será também celebrada a Via Lucis, um momento de oração e reflexão.
Além disso, durante a madrugada de domingo, a população irá reunir-se, como é habitual, para criar os tradicionais tapetes de flores e serrim. “Estes tapetes formam uma longa passadeira que percorre vários quilômetros, ligando a igreja às casas dos doentes, permitindo que a Procissão do Senhor aos Doentes leve o Santíssimo Sacramento até quem não pode deslocar-se” descreveu Sara Lafuente, arquiteta responsável em comunicado de imprensa. A procissão inicia-se pelas 9h00, após a missa, com a participação do grupo Fanfarra do Agrupamento 84 do CNE, do pároco José Ferreira Marques sob o pálio, da Banda Filarmónica da Gafanha da Nazaré, e de toda a comunidade.
A tradição das Cruzes Floridas é também celebrada através da cultura e memória local, com o livro "As Cruzes Floridas da Missão", da autoria da arquiteta Sara Lafuente e do empresário Ricardo Cardoso, que ajudam a preservar e divulgar este património imaterial único da região.