skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
15 janeiro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Seminário do Verbo Divino acolhe espaço de formação e investigação em saúde

Redação
Saúde \ sexta-feira, janeiro 10, 2025
© Direitos reservados
Contrato de comodato de 20 anos assegura instalação do Ecossistema Colaborativo Multimodal em Saúde, parceria entre a Unidade Local de Saúde do Alto Ave e a CESPU.

O edifício do seminário do Verbo Divino vai acolher o Ecossistema Colaborativo Multimodal em Saúde do Alto Ave, estrutura que inclui serviços de formação e investigação de saúde. A proposta para a instalação dessa valência em Azurém faz parte da ordem de trabalhos da reunião do executivo da Câmara Municipal de Guimarães agendada para segunda-feira.

Fruto de uma parceria entre a Unidade Local de Saúde do Alto Ave (ULSAA) e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (doravante CESPU), a estrutura tenciona abranger demais instituições académicas e de investigação e desenvolvimento e inovação, o “terceiro setor”, social e solidário, municípios e CIM do Ave, cidadãos, associações de cidadãos, representantes dos utentes e associações de doentes.

A iniciativa visa dotar as instituições de conhecimento para a sua restruturação administrativa, financeira e logística, proporcionar formação contínua e capacitação técnica, cuidados articulados de saúde e apoio social, prevendo-se que haja um consórcio que se coordene para “atrair investimento, recursos humanos diferenciados, progressão técnica e académica, com o intuito específico de que todos esses recursos se transformem em ganhos em saúde”.

Arrendatária do edifício desde 11 de outubro de 2024, dia em que celebrou um contrato de arrendamento com a entidade proprietária, com uma renda mensal de 7.500 euros para os próximos 20 anos, a Câmara Municipal de Guimarães vai disponibilizar à CESPU o primeiro e o segundo pisos do edifício, mediante um contrato de comodato com a mesma validade do contrato de arrendamento – termina a 10 de outubro de 2044. A autarquia é responsável pelas obras de adaptação dos espaços a ceder e a CESPU pelo apetrechamento dos espaços com mobiliário e equipamentos necessários ao desenvolvimento das suas atividades.

A CESPU ministra vários cursos superiores no ensino politécnico, nomeadamente na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, com sede em Vila Nova de Famalicão, na Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa, em Penafiel, e na Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Tâmega e Sousa, na Gandra, concelho de Paredes.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #86