
Sede da Brigada Verde de Urgezes inaugurada junto às hortas comunitárias
Na manhã de domingo, dia 13 de julho, realizou-se a inauguração da nova sede da Brigada Verde de Urgezes, junto às Hortas Comunitárias da freguesia. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, do Presidente da Junta de Freguesia de Urgezes, Luís Abreu, entre outros representantes institucionais e membros da comunidade.
O momento simbólico incluiu o hastear da bandeira "Eco-Freguesias XXI 2025", uma vez que a Brigada Verde se enquadra na estratégia ambiental da Câmara Municipal de Guimarães, "que tem vindo a incentivar todas as freguesias do concelho a aderirem ao projeto, com o objetivo de envolver a comunidade local, desde cidadãos, instituições e associações, na construção de um território mais sustentável", destaca a autarquia em comunicado.
Durante a cerimónia, Domingos Bragança destacou a importância destas brigadas como exemplo de cidadania ativa e empenhada no combate às alterações climáticas. Na sua intervenção, sublinhou ainda o papel das hortas comunitárias como espaços fundamentais de educação ambiental, convívio social e contacto direto com a natureza.
Bragança manifestou o desejo de ver cada freguesia do concelho dotada da sua própria horta comunitária e respetiva Brigada Verde, reforçando a ambição de Guimarães se afirmar como referência nacional e europeia em práticas sustentáveis. "Se cada freguesia tiver a sua Brigada Verde, estamos perto de alcançar esse objetivo em todo o concelho. E, se o nosso exemplo contagiar outras cidades, estaremos a dar um contributo concreto para salvar o único planeta que temos", afirmou, concluindo com a mensagem que Guimarães pretende afirmar na Europa: "Uma cidade, um território, um só planeta."
Luís Abreu, realçou o trabalho de proximidade e a colaboração entre a Junta, a Câmara Municipal e a comunidade local na valorização do espaço público e na promoção da sustentabilidade. "A nova sede da Brigada Verde é um símbolo desse compromisso coletivo com o ambiente e com a comunidade local. É fundamental que todos participem ativamente, promovendo a educação ambiental, o sentido de pertença e a responsabilidade partilhada", referiu o autarca local.