Terceira Ronda das Artes visita Casa da Marcha, Espaço Oficina e estúdios
A Ronda das Artes vai dar a conhecer palcos, ateliers, estúdios pelo terceiro ano consecutivo, nos dias 08 e 15 de outubro. Promovido pelas associações Comunidade Artística Vimaranense e Astronauta, o evento vai atravessar grandes e pequenos polos artísticos com o público a ser desafiado a conhecer de perto o processo de criação e apresentação de 17 entidades em nove locais da cidade, refere o comunicado enviado às redações.
No primeiro roteiro, o público poderá conhecer de perto o intenso trabalho anual da Casa da Marcha Gualteriana, espreitar o processo de trabalho do coletivo que revolucionou a impressão de cartazes Magma Bruta, observar de perto as montras de artes plásticas do Guimarães Project Room e da Almanaque 23 e ainda conhecer um escritório onde se encontram sediadas várias indústrias criativas como a Whale’s Mouth, João da Fonseca e We Pub/FreePass Guimarães.
Sempre num ambiente descontraído, a segunda semana fica reservada para a Área 4800, que tem vindo a reforçar o lado mais urbano de Guimarães, na Quintã, a mais recente Academia de Meios e Estudos Artísticos, na rua Gil Vicente, e ainda tirar partido da fotografia com uma visita ao estúdio de Miguel Oliveira. Antes da paragem no Espaço Oficina, um local que tem vindo a acolher a nova cena do teatro local, tempo também para ficar com uma performance de Ana Rita Xavier. Cada dia de visitas tem um custo de 10 euros por pessoa.