
Ricardo Costa quer construir mil casas a custos controlados
Numa nota distribuída à imprensa, Ricardo Costa, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Guimarães, assegura ter “um plano estruturado a quatro anos para garantir habitação digna, acessível e de qualidade, com especial enfoque na criação de habitação a custos controlados, destinada a todas as famílias que necessitam, independentemente de se enquadrarem ou não em programas sociais”.
Em cima da mesa está a construção de mil casas, em parceria com privados, promovendo uma oferta diversificada e equilibrada, que permita responder às necessidades de jovens, famílias e trabalhadores que enfrentam dificuldades no acesso à habitação, pode ler-se.
Segundo o documento, a implementação deste plano não inviabilizará a execução do Programa 1.º Direito, com 111 casas em construção e mais 290 previstas até 2030, dirigido às famílias mais vulneráveis.
“O acesso à habitação é um direito fundamental” afirma Ricardo Costa, acrescentando que “o nosso compromisso é criar soluções concretas e abrangentes, que sirvam todas as famílias que precisam de uma casa digna e a um preço mais acessível. É isso que vamos fazer para Afirmar Guimarães como um concelho com habitação justa, policêntrica, sustentável e integrada”.